1144x150 %284%29

Aldeia Indígena de Guaíra recebe nova escola

Mais uma escola indígena saiu do papel no Núcleo Regional de Educação de Toledo. A Escola Estadual Indígena Mbyja Porã, em Guaíra, teve suas obras concluídas neste mês e deve atender a aproximadamente 100 crianças da aldeia indígena Tekohá Marangatu, que serão matriculadas na pré-escola e séries iniciais do Ensino Fundamental.

 

20/10/2010 - 12:30


A construção conta com duas salas de aula, banheiros, refeitório e cozinha, além de um ala administrativa com sala dos professores, direção e secretaria. Uma pequena quadra de areia e uma sala ambiente para os jogos de xadrez completa as instalações de 221 m2.

De acordo com a Coordenação de Educação Indígena do NRE Toledo, em virtude de questões burocráticas para a abertura das demandas e pensando em não prejudicar o ano letivo das crianças indígenas que já estão matriculadas nas escolas regulares do município, o atendimento na Escola Mbyja Porã só deve começar no ano que vem.

Enquanto isso, a diretora já nomeada Emanuele Pereira e a pedagoga Claudia Regina de Oliveira preparam as documentações necessárias nos aspectos pedagógicos e de infra-estrutura, além de auxiliar o professor indígena que já ministra as aulas de guarani na aldeia.

Da Assessoria NRE - Toledo

 

Sem nome %281144 x 250 px%29