As disputas de ginástica rítmica nos Jogos Pan-Americanos iniciam nesta sexta-feira, 17 com duas atletas toledanas da equipe de rendimento da Sadia. Representando a seleção brasileira, participam as ginastas Angélica Kvieczynski, no individual, e Morgana Gmach, no conjunto. A delegação brasileira de Ginástica Rítmica, que tem ainda a toledana Anita Klemann como técnica do individual, viajou no sábado, 11, depois de se concentrar em Aracaju. Em Toronto, no Canadá, as ginastas continuam a preparação e focadas na estreia nos Jogos nesta sexta-feira, 17.
Angélica conquistou na edição passada, em 2011, quatro medalhas, sendo uma de bronze no individual geral e outras três por aparelho, de prata nas maças e de bronze em arco e bola. Nesta edição, apesar de reconhecer a supremacia das representantes dos Estados Unidos e do Canadá, a atleta quer trazer novas medalhas para o Brasil. Depois de participar de competições internacionais e do Brasileiro de GR, a atleta treinou forte em Toledo com a técnica Anita Klemann. No período também se integrou com atletas e técnicas de Cuba e Chile, que escolheram Toledo para última preparação antes do Pan. As ginastas treinaram lado a lado, um período que ela classificou como muito positivo para a troca de experiências e opiniões sobre as séries de cada ginasta, contribuindo para o seu aperfeiçoamento.
A toledana Morgana Gmach, 21 anos, também da Sadia, convocada em março deste ano para a seleção brasileira de conjunto, também integra o grupo de atletas que fazem parte do conjunto brasileiro. A ginasta viajou com a equipe formada ainda pelas atletas Ana Paula Ribeiro, Beatriz Pomini, Dayane Amaral, Débora Falda, Emanuelle Lima e Jéssica Maier, sob o comando da técnica Camila Ferezin. Na edição anterior, o conjunto conquistou todos os ouros possíveis na competição e participa disposto a repetir as conquistas.
Morgana deverá substituir na disputa a ginasta Débora Falda, que se machucou. Esta será a primeira participação da atleta na competição e ela está muito feliz de participar como titular em um dos conjuntos. “Estou muito feliz por ser meu primeiro Pan-Americano. A expectativa é a melhor possível e vamos em busca do lugar mais alto no pódio”, disse ela. A irmã Mayra Gmach, que também integra a seleção e se recupera de uma lesão, não viajou. Ela acompanha o Pan em Toledo com a família.
O projeto de Ginástica Rítmica de Toledo é patrocinado pela Sadia, conta com as parceiras do Sesi, prefeitura de Toledo, apoio da Unimed e com o co–patrocínio de O Boticário na Dança, Sanepar e Prati-Donaduzzi, através de recursos obtidos pela da Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte/Governo Federal.
As disputas de GR em Toronto começam nesta sexta-feira, com a seguinte programação (horário de Brasília):
Sexta-feira (17)
11h05: Qualificatória Individual GR
14h05: Qualificatória Conjunto GR
Sábado (18)
11h05: Qualificatória Individual GR
14h05: Qualificatória Conjunto GR
Domingo (19)
11h05: Final Individual GR
12h50: Final Conjunto GR
Segunda-feira (20)
11h05: Final Individual GR
12h50: Final Conjunto GR
Da Assessoria