Palco para inúmeros talentos, o Festin - Festival de Inverno de Toledo chega em 2015 em sua quadragésima edição. Após quatro décadas, o festival foi reconhecido como patrimônio histórico do município. Na abertura do evento, na quarta-feira (15), o prefeito Beto Lunitti assinou o decreto que documenta o valor cultural do Festival para Toledo.
A proposta foi elaborada pela Secretaria da Cultura e aprovada pelo Conselho Municipal de Políticas Culturais, que aceitou por unanimidade. Conforme as palavras da secretária de Cultura, Rosselane Giordani, o momento é importante e motivo de alegria para a população local. “É uma ação que nos traz muita alegria. Os toledanos têm diversas razões para se orgulhar do lugar em que moram. Esta é mais uma política pública consolidada e o Festin é a vitrine dos nossos talentos”. Rosselane também salientou que parte dos talentos vistos durante o Festival são artistas que se formam e desenvolvem técnicas na Casa da Cultura de Toledo.
Na assinatura do decreto que torna o Festin patrimônio histórico, imaterial e cultural do município, o prefeito Beto Lunitti acentuou o compromisso com a cultura e evidenciou que o setor faz parte de uma importante política pública. “Há muito trabalho e investimento para que a nossa população tenha sempre disponível uma excelente programação cultural. Confirmo o reconhecimento do papel histórico do Festival na promoção da cultura em Toledo. Parabéns a todos que passaram e aos que ainda irão passar pelo palco do Festin”.
O prefeito ainda salientou que a 40° edição do Festin é também um momento para festejar, desse modo a assinatura do decreto mostra como o Governo Municipal leva a sério a Cultura e demais expressões que o município apoia ou oferece a sua população. “É nesse sentido que a Secretaria da Cultura vem trabalhando. Tudo o que temos de bom neste município precisamos comemorar”, frisou Beto Lunitti.
O Festin segue até o próximo sábado (18), com início das apresentações às 20h, no Teatro Municipal de Toledo. Os ingressos podem ser adquiridos na Casa da Cultura e no Teatro Municipal, no valor de R$ 2,00 (meia entrada) e R$ 4,00 (inteira). Mais informações pelo telefone (45) 3055-8713.
Retrospectiva
Após quarenta edições o Festival de Inverno de Toledo continua como referência na região oeste do estado. Mas no decorrer desses longos anos, inúmeras mudanças marcam a história desse evento.
Curiosidades e fatos marcam a passagem do tempo. Antes de ser apenas festival de música, também competia diferentes modalidades como coral, dança, teatro e bandas. O primeiro Festin foi uma promoção do Departamento de Cultura, da Secretaria de Educação e Cultura em parceria com a União Toledense de Estudantes Secundários de Toledo e o conjunto ‘Os Ritmistas’.
Quanto aos candidatos interessados em participar na época, deveriam realizar as inscrições na Secretaria de Educação e Cultura, antigamente localizada na ‘Rua Maripá’ ou na Feira do Disco, que se situava na Praça Willy Barth. No ato da inscrição, os participantes entregavam as canções gravadas em fita cassete, junto com a letra e melodia.
Como o Teatro Municipal de Toledo foi inaugurado somente no final de 1999, o Festin passou por diversos lugares. Cine Guarani, Cine Imperial, Colégio La Salle, Sede Social da Catedral e o Ginásio de Esportes Euzébio Garcia foram locais que receberam diferentes vozes e talentos. A Praça da Cultura e o Parque Ecológico Diva Paim Barth também foram cenário para a abertura do evento. O Festin tomou proporção regional desde o início e marcou presença em distritos como Novo Sarandi, Dez de Maio, Novo Sobradinho, Vila Ipiranga, Nova Concórdia, Ouro Preto, Dois Irmãos e Boa Vista.
Por algumas vezes chegou a durar mais de um mês e os vencedores eram anunciados somente no baile de encerramento. Atrações como exposições de artistas plásticos, palestras e debates, feira do livro, sessões de cinema e artesanato diversas vezes eram realizados simultaneamente. No início os gêneros escolhidos para as apresentações eram Sertanejo, Música Popular Brasileira, Erudita e Nativista.
Influência do Festin para os participantes
João Heriberto Botta, conhecido popularmente como ‘Duio’ já participou de seis edições do Festin, de 2007 a 2012 e foi premiado em cada uma delas. Atualmente trabalha como dublador e diretor de dublagem no Rio de Janeiro e contou que a participação no festival foi muito importante para sua formação musical. “Participando dos festivais eu tive reconhecimento e pude exercer o canto, ter noção do que me esperava, como um grande show”, revelou.
Para Duio, a atuação nos festivais teve grande influência em sua carreira e o resultado disso reflete até hoje. “Ter a oportunidade de cantar em um grande teatro com músicos maravilhosos e diversas pessoas aplaudindo e torcendo por mim é muito gratificante. A partir daí não parei mais”, mencionou.
Questionado sobre a importância cultural deste e demais eventos promovidos pelo município, João Heriberto ressaltou o valor destas realizações para a população. “É importante para que as pessoas possam exercer a cultura, descobrirem seus dotes artísticos e aplicá-los futuramente. Já participei de tantos eventos proporcionados pelo município, entre eles o Festin e Festival Gospel”, lembrou Duio.
Programação
Categorias juvenil – Interpretação e Composição/16 de julho, quinta-feira, 20h
Categorias Infantojuvenil – Interpretação e Adulto Popular – Interpretação/17 de julho, sexta-feira, 20h
Os cinco classificados de cada categoria devem apresentar-se no dia 18 de julho (sábado), às 20h.