O desenvolvimento sustentável é uma das vertentes da Secretaria de Meio Ambiente (SMA). Com esta meta, a pasta organizou um sistema de logística reversa de pneus a partir de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre a Prefeitura de Toledo, o Ministério Público (MP) e a Arrepiado Pneus, empresa licitada para coleta dos pneus inservíveis das borracharias do município e armazenar em barracões para serem levados e reutilizados.
Os pneus são transportados pela Associação dos Recicladores de Pneumáticos (Reciclanip), que vem a Toledo recolher o que é recolhido pela Arrepiado Pneus e levados até Votorantim (SP), onde são transformados. No total, serão levadas 279 toneladas, ou seja, 135 mil pneus para serem queimados e usados na produção de cimento. O projeto já ocorre no município, e foi renovado em 2013, quando Toledo estava em uma grave epidemia de dengue.
O secretário de Meio Ambiente, Leoclides Bisognin, destacou a importância da ação para o município. “É um modo de ajudar o meio ambiente e destinar corretamente os pneus, que antes eram deixados em terrenos baldios ou tomavam áreas do aterro sanitário que poderiam lugares de outros lixos”. Bisognin também contou que o projeto contribui no trabalho contra a dengue. “Além de ajudar o meio ambiente, este trabalho também previne os riscos de dengue no município, já que os pneus poderiam abrigar centenas ou milhares de focos do Aedes Aegypti” enalteceu o secretário.
A ideia da ação surgiu quando o MP exigiu que os produtores de pneus do Brasil praticassem a logística reversa, já que o material utilizado na produção de pneus, a borracha, tem ciclo de decomposição muito longo. O programa conta com a participação do Ministério Público, através da Promotoria do Meio Ambiente, a Secretaria de Meio Ambiente, Conselho Municipal de Meio Ambiente, Reciclanip, Votorantim e a Arrepiado Pneus.