A expectativa e a ansiedade são grandes para a III Etapa Nacional de Badminton e Parabadminton que acontece em Toledo na próxima semana (23 a 26). Esta será a primeira vez que os atletas toledanos de parabadminton, destaques nacionais, irão jogar em casa. Com os treinamentos intensificados, a expectativa dos jogadores é levar os ouros da competição. Todos os jogos acontecerão no Ginásio de Esportes Alcides Pan, na Vila Industrial.
Os treinamentos foram intensificados para esta competição. Os atletas treinam de segunda a sexta-feira, até três horas por dia. “Esta é aquela fase primordial do treinamento em que fazemos o polimento do atleta, colocamos a tática de jogo, a forma como a gente quer que ele jogue, a intensidade, o estilo. Agora nada será correção de exercício, agora é o molde e o polimento para o bom desenvolvimento na competição”, contou o técnico da equipe, Fábio Bento.
O objetivo é fazer um bom jogo. “Quando fomos para a última competição, em Aracaju, eu disse que queria ganhar tudo, e dessa vez repito a mesma coisa, vamos nos esforçar para fazer um bom jogo e levar o ouro”, afirmou Bento.
A expectativa da equipe nesta competição é grande, já que é a primeira vez que os atletas jogam em casa. “Para nós, parece que esta competição tem algo a mais, porque queremos fazer bonito em casa. Nós saímos, vamos para outros lugares competir e conseguimos boas colocações, e agora jogando em Toledo todo mundo vai poder prestigiar, ver como jogamos, ver a nossa vontade de jogar”, afirmou o atleta Leonardo Zuffo. “Nós queremos entrar em quadra, dar o melhor possível e se for possível ganhar o ouro”, complementou.
Para a secretária de Esportes e Lazer, Marli Gonçalves Costa, uma competição deste nível no município mostra como Toledo tem evoluído. Além disso, ainda comentou sobre a participação dos atletas. “A equipe de Toledo tem se destacado nas competições que participou em todo o Brasil e também no mundo. Com certeza farão ótimos jogos aqui em Toledo também, contando com a torcida da família e amigos”.
Depois dos jogos em Toledo, os atletas se preparam para a competição internacional, que acontecerá na Inglaterra. “Três atletas do parabadminton de Toledo, que fazem parte da Seleção Brasileira, vão disputar o mundial”, disse Bento. Além disso, o técnico ainda acrescentou que o trabalho realizado com os atletas é a longo prazo. “O foco deles são as paraolimpíadas que acontece em 2020 em Tóquio”.