Nesta segunda-feira (20) os agentes de combate às endemias iniciaram mais um Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa). Esta é a terceira vez que o trabalho é realizado neste ano. Em janeiro o índice foi de 6,8% de infestação, número considerado alto pela Coordenadoria de Controle e Combate às Endemias. O segundo, realizado em março, teve uma pequena diminuição, apontando 6,6%. A intenção neste terceiro levantamento é visitar aproximadamente 1.800 imóveis no município.
O levantamento será feito até a sexta-feira (24). No município, uma a cada cinco casas serão visitadas. “Nós visitamos todos os bairros do município e em cada bairro são sorteados, por um sistema informatizado, os quarteirões em que vamos trabalhar. Nós avaliaremos 20% dos imóveis presentes nestes quarteirões”, informou o supervisor técnico de Controle e Combate às Endemias, Taylon Pereira.
Das casas que serão visitadas serão recolhidas amostras para análise. “Sexta-feira faremos as avaliações para vermos quais os bairros que representam os índices mais preocupantes, para direcionarmos as ações”, contou Pereira. Segundo ele, nesta primeira visita, somente algumas casa serão visitadas. “Quando soubermos quais os lugares com maiores índices passaremos a visitar 100% dos imóveis, além de realizar as ações de prevenção, como bloqueios químicos (fumacê) e as orientações já dadas”, contou o supervisor.