A Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM), em parceria com a Biblioteca Pública Municipal, irá reinaugurar a ‘Biblioteca de Gênero’. O espaço reúne um acervo com diversas obras sobre discussões de gênero doadas pelas editoras de livros. A Biblioteca de Gênero é um projeto que contou com a iniciativa do estagiário de serviço social da SPM, Sérgio Gondaski.
O projeto já existia na biblioteca, porém não tinha visibilidade da população e era de difícil localização para pesquisas acerca do tema. Sérgio, que é ativista das causas ligadas à diversidade e feminismo, disse que a coletânea de livros tem como principal função facilitar o acesso ao conhecimento em relação às questões ligadas a este tema. “Esta ação começou a ser fomentada ainda no ano passado, mas agora a SPM decidiu colocar em prática”. Foram três meses para todo o processo ser concluído.
Sérgio disse também que foram realizados contatos diretos com as editoras expondo a importância do projeto e realizando a sensibilização. A ação representa um incentivo a este tipo de leitura, buscando minimizar as violações, opressões e discriminações que as mulheres sofrem. “Também desejamos que a biblioteca sirva de base para o empoderamento das próprias mulheres, para que elas tenham conhecimento da sua história e da sua importância na sociedade”.
O acervo ainda promete servir de embasamento para pesquisas universitárias. “Desta forma, as pesquisas que envolvem o tema estão mais fáceis para os universitários, que antes encontravam dificuldade para encontrar a base de suas pesquisas.” A Inauguração está marcada para esta terça (21) às 15h na Biblioteca Municipal.