Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

ESPORTES

SMEL explora a pluralidade da Capoeira como ferramenta de socialização; Já são 14 escolas e cinco pontos de treinamento atendidos

A capoeira é a única arte marcial criada no Brasil e mistura esporte e cultura com agilidade e alegria

20/07/2015 - 18:19


Arte marcial. Música. Dança. Cultura. A capoeira é isso: um misto entre a disciplina do esporte e a alegria da roda. Em Toledo, a Secretaria de Esportes e Lazer (SMEL) encontrou na modalidade uma oportunidade de promover a formação cidadã e cultural dos mais variados públicos. A iniciativa deu tão certo, que hoje, além das cinco turmas nos pontos de treinamento, a SMEL atende mais de 800 alunos por meio do projeto Capoeira na Escola, em 14 unidades educacionais.

Para desenvolver o trabalho na modalidade, a Prefeitura de Toledo contratou via concurso público um professor especialista em Capoeira. O mestre, Ivair Ferreira dos Santos, destaca os benefícios da atividade. “A Capoeira tem um gasto calórico muito bom para quem quer emagrecer, além de melhorar a flexibilidade e promover a qualidade de vida”. Os atendimentos vão desde crianças a partir dos 3 anos até a terceira idade. “Como dizia um mestre do passado: a capoeira está para todos. É tudo o que a boca come. Afinal, todo mundo pode fazer capoeira”.

O mestre lembra ainda, que os atendimentos são diferenciados para cada público. “O trabalho com as crianças é mais lúdico, para que elas realmente possam brincar de capoeira. Para os adolescentes trabalhamos principalmente a parte da socialização. Com os jovens e adultos exploramos o desenvolvimento da técnica. Já com os idosos o foco é a qualidade de vida, então fazemos uma capoeira mais lentinha, que é a capoeira angola.”.

O próximo passo da modalidade é criar uma equipe de rendimento em Toledo. Segundo a secretária de Esportes e Lazer, Marli Gonçalves Costa, a iniciativa é importante para democratização do esporte. “Nossa intenção é incentivar as mais variadas modalidades no município e a Capoeira não é diferente. Com as turmas e o projeto tenho certeza que a modalidade crescerá ainda mais. E uma equipe de rendimento poderá competir e levar o nome de Toledo por meio da modalidade”.

Para o fim de 2015 a SMEL estuda a realização de um campeonato entre as escolinhas a fim de incentivar o esporte. Em agosto acontece no Rio de Janeiro um Mundial de Capoeira.

Capoeira na Escola

O projeto Capoeira na Escola é uma parceria da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SMEL) com a Secretaria Municipal de Educação (SMED). O objetivo é divulgar e incentivar o esporte entre as crianças. Atualmente são 14 escolas atendidas por meio de oficinas, sendo que em cada uma são cerca de 60 alunos, todos dos quintos anos do ensino fundamental. Ao todo são mais de 800 crianças atendidas. A expectativa é que no próximo ano o projeto se estenda para 23 escolas municipais.

Segundo a coordenadora do setor de Lazer e Recreação da SMEL, professora Josiane Benvenutti, o projeto foi retomado com força em 2015. “O principal não é formar atletas, e sim, cidadãos. Nossa intenção é que as crianças possam se descobrir com a capoeira e se melhorar, porque o esporte não é você ser melhor que o outro, afinal, na capoeira você não joga contra o outro, você joga com o outro. Você precisa do colega pra cantar, pra dançar. Não é uma atividade individual, por isso é uma importante ferramenta de socialização entre as crianças e adolescentes”.

Capoeira

A capoeira é a única arte marcial criada no Brasil. É datada de XVI quando os escravos africanos desenvolveram a técnica da luta como forma de proteção e associaram a isso as danças e músicas de sua cultura. Até o ano de 1930, a prática da capoeira ficou proibida no Brasil, pois era vista como uma prática violenta e subversiva. Em 1930, o capoeirista brasileiro, mestre Bimba, apresentou a luta para o então presidente Getúlio Vargas, que aprovou a arte e a transformou em esporte nacional brasileiro. Atualmente a atividade é dividida em três estilos: a capoeira angola, capoeira regional e capoeira contemporânea. A energia da roda de capoeira é fruto não só da interação de cada membro, mas também dos instrumentos característicos da atividade: berimbau, pandeiro, reco-reco, Agogô e Atabaque.

Para participar

Em Toledo a atividade é aberta para toda população. São cinco pontos de atendimento. Na Escola Municipal José Pedro Brum (CAIC), Escola Municipal Waldir Luiz Becker, No Centro Olímpico Arnaldo Bohnen, no Centro da Juventude do Coopagro (CJU) e no Florir Toledo, além do Projeto Capoeira na Escola. Os interessados podem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer pelo telefone (45) 3277-5753 e se informar sobre os horários.

C%c3%b3pia de web banner 1144x250px