Incentivando o esporte no município, nesta terça-feira (21) a diretoria do Toledo Futsal e a Prefeitura de Toledo, através do Departamento de Projetos da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SMEL), assinaram um Projeto que pretende captar mais de meio de reais para incentivar a modalidade no município, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, do Ministério dos Esportes. A intenção do clube é utilizar os recursos oriundos da parceria para disputar a chave ouro.
No último ano, a SMEL abriu o Departamento de Projeto, que visa capitanear recursos para as modalidades do município, participando de um edital. “O projeto passa por uma pré-análise de documentação e depois por uma votação interna no Ministério do Esporte. Após a votação ele abre o prazo para captação de recursos. Este é o momento em que vamos atrás das empresas para convencê-las a investir nesse projeto e comprar a ideia, doar dinheiro para o patrocínio para realizar e executar o projeto”, contou a coordenadora de Projetos da SMEL, Tatiane Pedroso.
Para o presidente do Toledo Futsal, Jair Luiz Cerbarro, essa parceria entre entidade e Prefeitura permite que a modalidade melhore as estruturas, além do tornar o time ainda mais competitivo, já que existe a possibilidade de contratar jogadores de alto rendimento. “Sem esse projeto nós não conseguiríamos melhorar a competitividade do nosso time. Assim que surgiu a ideia, já desde o ano passado, nós fomos atrás para participar, e agora já está começando a se concretizar”, disse.
A partir de agora o Departamento de Projetos vai atrás dos recursos. “As empresas que são tributadas em lucro real podem destinar até 1% desse lucro para o esporte. Então eles podem escolher vários projetos da área esportiva. E a pessoa física é 6% do que paga”, contou Tatiana.
Departamento de Projetos
Desde o ano passado a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SMEL) está com o Departamento de Projetos com o intuito de capitanear recursos para os projetos de esporte do município. Além do futsal, o departamento também está ajudando as modalidades de Handebol, da Atacar, Ginástica Rítmica, o Voleibol e o Basquetebol.
Segundo a coordenadora do Departamento, o projeto de basquetebol da ABATOL já passou pela pré-análise e está aguardando a votação final. O valor investido na modalidade é de mais de R$ 26 mil. Já do Voleibol foi aprovado em 2014 com um valor acima de R$ 167 mil.