Casa de not%c3%adcias 1144x150

GERAL

Transmissão on line de licitações é implantado em Toledo

O município de Toledo está implantando um sistema on line para acompanhamento da abertura dos processos licitatórios. O projeto, ainda em fase experimental, foi apresentado na quarta-feira (27), ao prefeito José Carlos Schiavinato, integrantes do Observatório Social, vereadores e secretários, na sala de reuniões do gabinete.

28/04/2011 - 13:28


O sistema permite acompanhar a abertura dos processos licitatórios (licitações e pregões) em tempo real pela internet, através do site da prefeitura de Toledo. Nos horários de aberturas dos processos as câmeras instaladas nas duas salas permanecerão ligadas, permitindo assim o acompanhamento das sessões em tempo real.
“Queremos dar ainda mais transparência aos processos licitatórios. Com o acompanhamento on line as pessoas poderão ver todo o processo, mesmo que não estejam na sala de licitações, dando mais credibilidade ao processo”, afirma o prefeito de Toledo, José Carlos Schiavinato. Segundo ele, desde o início da sua administração uma das preocupações sempre foi com a seriedade e a transparência nos processos licitatórios. A transmissão é on line e pode ser gravada pelos interessados, através da internet.
Agora, o setor de informática está trabalhando na compra dos equipamentos necessários para a transmissão do áudio e das imagens simultaneamente. O sistema de transmissão on line das licitações, conforme o prefeito de Toledo, já foi adotado pela prefeitura de Canoas, no Rio Grande do Sul, segundo reportagem que viu em uma revista de circulação nacional. Para acompanhar as sessões, o usuário deverá entrar no site da prefeitura de Toledo (www.toledo.pr.gov.br) clicar em licitações e abrir as salas indicadas na página, nos horários de abertura dos processos licitatórios.
Para possibilitar a transmissão on line foram instaladas duas câmeras de vídeo, uma em cada uma das salas, num investimento total de R$ 2.100 mil. A Secretaria de Administração, responsável pela realização dos processos licitatórios, vai avaliar a possibilidade de manter em arquivo as gravações da abertura dos processos e implementar um sistema de captura do áudio.
Vereadores presentes ao lançamento na quarta-feira aprovaram a ideia e pediram ao prefeito que fosse feita uma demonstração na Câmara de Vereadores, permitindo assim que os demais colegas conheçam o funcionamento.
O presidente do Observatório Social, Cléber Antônio Lindino, também elogiou a iniciativa e colocou-se à disposição para pesquisar alternativas que permitam a transmissão do áudio e imagens simultâneos. Ele considera que a transmissão on line dos processos licitatórios deverá dar ainda mais transparência aos processos, permitindo que mais pessoas acompanhem de casa ou do trabalho os processos licitatórios do município de Toledo.
“O projeto é experimental e ágora a equipe vai trabalhar intensamente para buscar outras alternativas que garantam melhoria na transmissão. Hoje estamos capturando somente as imagens, mas já estamos pesquisando alternativas para a transmissão do som e imagem simultaneamente. Vamos pesquisar e adquirir os equipamentos necessários para funcionamento pleno do sistema no município”, garantiu o secretário de Administração, Moacir Vanzzo. Ele estima que até o final do mês de maio o sistema esteja operando plenamente, com todos os ajustes.

 

Da Assessoria - Toledo

Sem nome %281144 x 250 px%29