Toledo encerrou na quinta-feira (23) o 3° Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) do ano. A ação apontou 0,9% de infestação e o resultado foi comemorado pela Coordenadoria de Controle e Combate às Endemias. O levantamento feito de forma amostral foi realizado em todos os bairros do município, com vistorias em aproximadamente 1800 imóveis. Os bairros com mais infestação, segundo o 3º LIRAa, são a Vila Industrial, com 6,66%, Jardim Porto Alegre (Região II), 5,26%, Jardim Tocantins, 4%, Jardim Concórdia, 3,77%, e Jardim Rossoni (Região II), 3,44 %.
Algumas ações desenvolvidas pelo município foram consideradas essenciais para que os índices fossem favoráveis. A intensificação dos trabalhos de fiscalização por parte dos agentes de controle e combate às endemias, os mutirões de coleta nos bairros com maior infestação, e o Ecoponto Itinerante foram fatores preponderantes para a diminuição. “Podemos dizer que estas ferramentas contribuíram, e muito, para que nossos agentes encontrassem quintais mais limpos e com menos criadouros neste LIRAa”, afirmou o supervisor técnico de Controle e Combate às Endemias, Taylon Pereira. Apesar da infestação ter diminuído, Taylon afirmou que muitos depósitos foram encontrados. “É preciso que as pessoas, agora que parou de chover, eliminem a água parada. Isso é essencial para que as larvas não eclodam”, frisou.
Taylon Pereira disse também que o município tem fortalecido as ações desde o início do ano e pediu que a comunidade continue colaborando. “Estamos trabalhando incessantemente no combate a doença, mas é necessário que a população colabore limpando os terrenos ao menos uma vez por semana”. O supervisor acrescentou que os cuidados precisam acontecer durante todo o ano. “Temos que ser vigilantes em todos os momentos. Muitos acabam se descuidando no período de inverno, mas o mosquito continua mesmo nestes períodos”.
Em 2015 já foram contabilizadas 1102 notificações. Destas 702 foram confirmadas como casos da doença, sendo 642 autóctones e 60 importados. “São situações que nos preocupam e é preciso que a população se conscientize, pois o melhor caminho é a prevenção”, disse.
Diminuição é resultado do esforço dos diversos setores
O Ecoponto Itinerante, ação intersetorial realizado aos sábados pela Prefeitura, foi apontado com um dos fatores para a diminuição dos índices do LIRAa neste período. “Foram recolhidas mais de 210 toneladas de materiais que acumulam água ou servem de criadouro para o mosquito da Dengue”, disse Beto Lunitti.
Segundo o prefeito, Toledo tem agido com responsabilidade e vigilância constante. “Fazemos um trabalho incessante e não restringimos isso a Coordenadoria de Controle e Combate às Endemias e a Secretaria de Saúde, queremos que toda a nossa equipe de Governo tenha consciência da situação e colabore com o combate, assim como toda a população”, disse.
A próxima edição do Ecoponto acontece na Praça Menino Deus, no Jardim Porto Alegre, no sábado (25), das 8h às 12h. As ações já aconteceram nos Jardins Pancera, Gisela, América/Europa, Coopagro, Santa Clara IV, La Salle e Panorama e nas Vilas Industrial e Pioneiro.
LIRAa
O Ministério da Saúde preconiza índices inferiores a 1% como satisfatórios. De 1% a 3,9% é considerada situação de alerta e superior a 4% existe um risco de surto de dengue.