O prefeito Beto Lunitti disse que foram apresentadas as principais demandas do Ciscopar, entre elas, a questão do credenciamento das UTIs do o Hospital Bom Jesus. “Hoje os municípios estão bancando a manutenção de 16 leitos, e esta é uma responsabilidade que não cabe aos municípios, pois este tipo de serviço a conta deve ser da união e do estado. O credenciamento garante que o repasse passe de R$ 486 para R$ 800 como já recebem outras regiões do Paraná”.
Outra demanda apresentada a deputada Leandra está relacionada ao Hospital Regional. “Pedimos recursos via emenda ou ministério da Saúde para equiparmos o Hospital, que está com as obras em fase de acabamento e é uma demanda regional”.
Beto Lunitti relatou ainda que a habilitação e qualificação do SAMU foi debatida com a representante da bancada paranaense. “Para garantir recursos federais precisamos que o SAMU seja habilitado e qualificado, por isso, pedimos especial atenção dos deputados. Dos 52 município da AMOP, 43 deles são atendidos pelo SAMU, é uma grande demanda da nossa região.
A reunião foi considerada produtiva pelas lideranças. E o próximo passo será a sistematização de todas as demandas das regiões, as quais serão tratadas pelos deputados federais da bancada do Paraná.