Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

AMBIENTE

250 toneladas de resíduos volumosos foram recolhidos no primeiro ciclo dos Ecopontos Itinerantes

Os trabalhos serão retomados no mês de setembro, no Jardim São Francisco

27/07/2015 - 17:58


A Prefeitura de Toledo encerrou, no sábado (25), o primeiro ciclo dos Ecopontos Itinerantes, trabalho intersetorial realizado por meio de diversas secretarias municipais. Nesta ação, realizada no Jardim Porto Alegre, foram coletadas aproximadamente 25 toneladas. Ao todo, foram recolhidas aproximadamente 250 toneladas de resíduos volumosos. O objetivo da ação é oferecer condições para que a população faça o descarte correto de geladeiras, fogões, móveis velhos e demais objetos que acumulam água, mantendo os quintais limpos e evitando a formação de criadouros do mosquito da dengue. Os trabalhos serão retomados no mês de setembro, no Jardim São Francisco.

Além do Jardim Porto Alegre, os ‘Ecopontos Itinerantes’ aconteceram nos Jardins Pancera, Gisela, América/Europa, Coopagro, La Salle e Panorama e nas Vilas Industrial e Pioneiro. Além de prevenir doenças, o trabalho evita o descarte ilegal de resíduos. O secretário de Habitação e Urbanismo, Igor Januário, disse que a participação foi muito grande, por isso a intenção é que os trabalhos continuem a partir do mês de setembro. “Realizamos todo um esforço, com servidores de diversas secretarias, para atendermos durante todos os sábados. Foram três meses de trabalho, com apenas dois fins de semana sem atividades de recolhimento. Agora realizaremos de forma mais espaçada”, comentou.

O secretario do Meio Ambiente, Leoclides Bisognin, frisou a ajuda que este tipo de ação promove o desenvolvimento sustentável. “O poder público vem oferecendo a possibilidade da sociedade dar o destino correto ao seu lixo. A responsabilidade, neste caso, é da Prefeitura e dos cidadãos”. Bisognin acrescentou o trabalho acabou rendendo parcerias. “Os eletrônicos foram encaminhados para uma empresa especializada neste tipo de reciclagem. Também tivemos o pessoal do Ecomigo, que trabalha com reaproveitamento, que recolheu o que poderia ser transformado em artesanato e gerar renda”.

Durante a realização do ‘Ecoponto Itinerante’ os servidores municipais realizaram um mutirão para limpeza da Associação de Moradores ou outro espaço público que sediou a ação, como praças. “É uma forma de nós mostrarmos que o poder público faz sua parte. Os espaços públicos são a ‘casa’ de todos na comunidade, é um marco, um exemplo de que precisamos manter nosso quintal limpo”, comentou o prefeito Beto Lunitti.

Resíduos de poda e capina

O responsável pelo Aterro Sanitário, Flávio Scherer, disse também que outros materiais já têm destinações específicas, como os resíduos de poda e capina. “Estes materiais podem ser encaminhados diretamente ao Aterro pelo cidadão. Temos uma célula destinada a este tipo de resíduo e não gera custo para o seu produtor”. Nesta categoria se enquadra galhos de árvores e poda de grama e outros arbustos, desde que não possuam outros materiais que não sejam desta natureza.

C%c3%b3pia de web banner 1144x250px