Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

ESPORTES

Novidades para os atletas do futsal, basquete e voleibol foram anunciados na sexta-feira

Foi anunciada a homologação de auxílio de R$ 300,00 mensais para 38 praticantes de voleibol e o atendimento médico para o futsal e o basquete

27/07/2015 - 18:03


Mais duas ações importantes em prol do desporto toledano ocorreram na sexta-feira (24). Em uma cerimônia realizada no Auditório Acary de Oliveira, foi assinado o Termo de Convênio para o acompanhamento médico dos atletas da Associação dos Amigos do Basquetebol Masculino de Toledo (Abatol) e da Associação Toledana dos Amigos do Futsal (ATAF). Durante o evento também aconteceu a homologação de auxílio financeiro no valor de R$ 300,00 mensais (julho/2015 a janeiro/2016) para 38 praticantes de voleibol, integrantes do Projeto Mais Vôlei.

Foram beneficiados jogadores das equipes femininas e masculinas que representam Toledo nas Categorias Juventude e Adulto. O critério de seleção foi baseado no rendimento dos atletas, levando em consideração o tempo e a assiduidade em treinos e competições. O acompanhamento do voleibol em Toledo é feito pelos técnicos desportivos da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SMEL) João Carlos Beloto, Marcos Assunção, André Van de Sand e Reinaldo Bento e os estagiários do Programa Atleta na Universidade. “Hoje nossos atletas não precisam se deslocar para outros municípios para receber benefícios pela sua dedicação. Toledo oferece bolsas de estudo através do Atleta na Universidade, deslocamento intermunicipal por meio do Passe Atleta e outros auxílios”, disse o coordenador do voleibol em Toledo, João Carlos Beloto.

Com tantos investimentos Toledo se torna referência para outros municípios. “A gente não chega a perceber o quanto temos recebido de incentivo. Pessoas de outras localidades dizem que Toledo é a cidade a ser copiada, na parte social e esportiva. O que está sendo feito é reconhecido”. Beloto ainda destacou a última conquista da modalidade, desta vez no vôlei de praia dos 62º Jogos Escolares do Paraná, Categoria B (alunos de 12 a 14 anos). No naipe feminino, a dupla Julia e Thainá do Colégio Vicentino Incomar de Toledo ficaram com o título.

A homologação faz parte da documentação necessária para o benefício aos atletas por meio do Mais Vôlei. “É algo que vem complementar o que já é feito. O recurso pode parecer pequeno, mas vai servir para que o atleta invista em si mesmo, na compra de um tênis de qualidade, entre outras coisas para seu uso particular”, disse a secretária da SMEL, Marli Gonçalves Costa. O trabalho, segundo Marli, foi potencializado a partir do Projeto e laborado em 2013 e executado a partir de 2015. Por meio do Mais Vôlei são realizados aproximadamente 500 atendimentos mensais de vôlei de quadra e praia, nas escolinhas e no rendimento. A modalidade é coordenada pela Secretaria de Esportes e Lazer, com apoio da Associação de Voleibol de Toledo (Avotol) e patrocínio da Prati Donaduzzi, Copel, Rede Stop de Postos, Agrícola Dall’Oglio e Primato Supermercados.

Presente no evento, o presidente da Câmara Municipal, vereador Ademar Dorfschmidt, destacou o bom trabalho realizado pela SMEL e os servidores que nela atuam. “Começamos pela secretária, uma profissional da área que entende as necessidades e anseios dos desportistas”. Dorfschmidt acrescentou ainda o apoio do poder legislativo em ações. “Nos projetos que são encaminhados a Câmara temos a certeza da seriedade, tanto que a maioria é aprovada de forma unânime”.

O prefeito Beto Lunitti afirmou se orgulhar do trabalho que é realizado pela SMEL. “Este pessoal do esporte não dá folga para o prefeito. Todos os dias tem alguma agenda para acompanhar”, brincou Beto. O empenho da Secretaria, técnicos desportivos e as associações que promovem o esporte foi destacado por Beto. “Temos que parabenizar a todos pela organização e pela dedicação ao esporte em nosso município. São muitas ações promovidas pela Prefeitura, como a reforma de praças esportivas, complementadas com este esforço da comunidade e que só fazem bem ao desporto. Se não houvesse este trabalho, de nada adiantaria investirmos em infraestrutura”. Quem também enalteceu as ações da SMEL foi o vice prefeito Adelar Holsbach. “A cada dia temos a confirmação de colocamos as pessoas certas, no lugar certo”, concluiu.

Atendimento médico para o futsal e o basquetebol

Outra novidade anunciada durante o encontro é o atendimento médico para a Associação Toledana dos Amigos do Futsal (ATAF), mantenedora da equipe principal da modalidade em Toledo, e a Associação dos Amigos do Basquetebol Masculino (Abatol). Com ampla experiência em atendimento a desportistas, o médico Rafael Cristiano Santos irá prestar serviços médicos especializados aos atletas das duas modalidades. A secretária de Esportes e Lazer, Marli Gonçalves Costa, disse que a escolha pelos dois esportes partiu do profissional. “Ele nos confidenciou isso. O futsal por ele ter sido praticante da modalidade e o basquete pelo histórico junto as seleções brasileiras de base”.

Rafael é graduado em Medicina pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e tem residência médica e diversas especializações na área do esporte. Já atendeu em várias ocasiões atletas em competições, com destaque para o acompanhamento das seleções de base do basquete brasileiro. “Uma das perguntas mais frequentes era por que eu estava voltando para Toledo. Poderia procurar outros centros, mas o meu objetivo era acrescentar algo para a cidade onde eu cresci. Tive a oportunidade de realizar minha formação profissional em grandes centros esportivos no Brasil e fora dele, porém a proposta que este município tem encanta quem vê o observa de fora pela sua estrutura esportiva”. Rafael destacou que Toledo encara o esporte como um transformador social, apostando nas categorias de base e chegando ao rendimento e a profissionalização. “É assim que se precisa encarar o esporte. Como um modificador social e uma forma, e por que não, de se levar a vida profissionalmente”.

Para os dirigentes da ATAF e o Abatol o anúncio da parceria veio em boa hora. Conforme o presidente do Toledo Futsal, Jairo Cerbarro, o anúncio de tantos benefícios aos competidores é algo que vai além da expectativa. “Ter um profissional tão gabaritado atuando na prevenção de lesões e tratamento é muito importante para o que acontece no esporte em Toledo e para as boas coisas que virão”, concluiu.

Competição em Toledo

Toledo também pleiteia sediar a Liga Sul, envolvendo equipes campeãs estaduais no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, além da equipe do município sede, desde que não participem da Liga Nacional. Caso a competição seja realizada no Paraná, as disputas serão realizadas no Ginásio de Esportes Alcides Pan. “Por exemplo, no nosso estado, o time representante é o Ponta Grossa, já que o campeão paranaense é o Guarapuava, que já disputa a Liga (Nacional). O vice campeão é o Cascavel, também na competição nacional, restando o direito a participar aos pontagrossenses”, explicou o presidente da ATAF, Jairo Cerbarro.

O presidente disse ainda que tudo isso pode ser realizado graças à infraestrutura esportiva de Toledo aliado ao empenho do Governo Municipal. “De pronto o prefeito Beto Lunitti nos apoiou na realização deste evento. Demos uma resposta positiva e agora aguardamos a avaliação da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Temos grandes chances de sediar este evento”, concluiu.

C%c3%b3pia de web banner 1144x250px