No domingo (26), em Foz do Iguaçu, aconteceu a Copa Paraná de Karatê, que reuniu cerca de 250 competidores de todo o estado. Os atletas de Toledo trouxeram bons resultados para o município e a competição também serviu como forma de treino para os campeonatos da modalidade que acontecerão ao longo do ano.
A atleta Tauana Ritter sagrou-se campeã de Kata (apresentação) na categoria adulto feminino de faixas pretas. O atleta João Douglas de Carvalho obteve a prata no Kata na categoria adulto masculino faixas pretas. Eduardo Miranda Netto conquistou o segundo, também no Kata, em sua categoria de 10 anos faixa laranja. Os resultados do Kumite (luta) ficaram com Ildo Johann, que se sagrou campeão em sua categoria de 15 a 17 anos até faixas roxas, e Amanda Silveira obteve bronze na categoria 15 a 17 anos faixa amarela.
Segundo o técnico da modalidade, Maurício Domingues, a disputa serviu de pré-teste para os atletas, que juntos com outros toledanos, formarão a seleção estadual que competirá no Campeonato Brasileiro de Karatê. “O amistoso contribuiu para uma futura experiência dos atletas”, comentou. O Brasileiro de Karatê acontecerá próximo mês em Volta Redonda, no Rio de Janeiro, e contará com a participação dos melhores atletas do estilo Goju Ryu de todo o país.
O técnico ainda falou sobre as fases estaduais da modalidade. “Nós também estamos nos preparando para disputar as próximas duas fases do campeonato estadual, sendo que a final será sediada aqui em Toledo”. Já a secretária da SMEL, Marli Gonçalves Costa, destacou a importância do esporte para o município. “O karatê é uma modalidade que impõe disciplina e respeito entre os indivíduos. É um modo de formar bons cidadãos perante a sociedade”.
Incentivo às modalidades de luta
Com a intenção de descentralizar o esporte no município de Toledo e incentivar a prática de esportes em várias modalidades, a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL) trabalha na construção do Centro Esportivo de Artes Marciais, na Vila Industrial. No total, serão investidos aproximadamente R$ 800 mil para a construção do local, sendo que R$ 250 mil serão repassados pelo Governo Federal.
O novo espaço ficará ao lado do Centro Esportivo da Vila Industrial, o Campo do Curvão. O local já conta com uma estrutura para futebol e rugby e agora contará com um lugar que atenderá praticamente todas as modalidades de luta, ao judô, karatê, capoeira, kickboxing.
“Será um local que dará suporte a todas as artes marciais e que atenderá a jovens e adultos. É um investimento muito significativo para o município, que cada vez mais abrange diversas áreas de luta” relatou a secretária da SMEL, Marli Gonçalves Costa.