Está foi a primeira vez em que uma etapa do Campeonato Brasileiro é realizada em uma cidade do Interior, o que demonstra a confiança da Confederação Brasileira de Badmniton, No trabalho realizado no município que tem se destacado nas competições em nível nacional.
Segundo o professor Valdecir Anacleto, da ASSVP TOLEDO DE BADMINTON, a etapa somou pontos para o campeonato Sul Americano. “O campeonato acontecerá no Equador e vai apresentar um grande nível técnico, contando com a presença dos medalhistas pan-americanos dos Jogos de Toronto, Daniel Paiola, Hugo Arthuso, Lohaynny Vicente e Luana Vicente”.
Toledo foi bem representada pelo TIME ASSVP TOLEDO DE BADMINTON sendo Campeã na categoria de dupla Masculina Sub 15 com os atletas Rafael de Faria e Willian Guimarães. A ação social são Vicente de Paulo teve um bom resultado, conseguindo 1ouro, 3 pratas e 5 bronzes. “Conseguimos alcançar mais medalhas do que quando vamos jogar fora, pois quando vou jogar em outro estado levo um grupo limitado de 8 a 10 atletas, no máximo, até pelos custos que fica muito elevado para nós”.
O professor Valdecir Anacleto, destacou ainda, a importância da participação dos atletas num evento nacional. “O importante é saber que todas as minhas crianças do Projeto tiveram oportunidade de jogar num evento a nível nacional, com atletas medalistas do Pan-Americanos, não diretamente porque é um torneio por idade ao sub11 ao sub 19 e os adultos”.
Anacleto o idealizador do projeto na Ação Social São Vicente de Paulo agradeceu os parceiros que garantiram a atuação da equipe. “Faço questão de agradecer a direção da Ação Social, na pessoa da Irmã Luiza Menin e demais irmãs Vicentinas, aos patrocinadores Empol Embalagens, Nossa Farma rede de Farmácias, Ferrari auto Peças, Mega Multimarcas, Zanetti Veículos, Clinica Estar Bem, Ótica Cristal, Unopar, academia AER Sadia, a Secretaria de Esportes e Lazer e Projeto Núcleo escolas de Inglês (Polys, Update, CNA, Planeta Idiomas, Speak, Yazigi e Rockfeller). Nós como entidade só podemos dizer muito obrigado a todos, e que juntos somos mais fortes por uma boa causa”.
O técnico do parabadminton, Fábio Bentou comemorou as seis medalhes de ouro, três de prata e três de bronze. “Eles estão de parabéns, não só pelas medalhas, mas pelo badminton que eles apresentaram, o jogo, a forma como se movimentaram em quadra. Eu estou realizado, não só pelas medalhas, porque elas são o fruto de um trabalho desenvolvido em um ano, mas principalmente, porque mostraram que apresentaram o que foi ensinado no ano”.
O parabdminton se prepara agora para participar do mundial na Inglaterra no mês de setembro.
A organização da Etapa Nacional de Badminton, em Toledo, foi destacada pela Confederação. “O coordenador técnico da Confederação, Beto Santini considerou Toledo, como a cidade que melhor organizou uma Etapa de Badminton no Brasil este ano. Isto resultou até no convite da Confederação Brasileira para que se faça uma etapa de um torneio internacional aqui, provavelmente um Pan-Americanos, no ano que vem”, revelou Anacleto.