1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

EDUCAÇÃO

Arns se encontra com diretores para ouvir sobre demandas locais e se compromete com reajuste salarial de professores

O secretário estadual de Educação, Flávio Arns, esteve em Toledo nesta quinta-feira (28) para participar de encontro com diretores de escolas estaduais, indígenas e especiais dos 16 municípios que fazem parte do Núcleo Regional de Toledo. Ao chegar ao local do encontro o Colégio Estadual Presidente Castelo Branco (Premem) o vice-governador foi recebido ainda na calçada de fronte ao colégio por professores e sindicalistas que reivindicavam com faixas o reajuste salarial e a valorização dos profissionais de educação. Arns cumprimentou os manifestantes e disse apoiar a causa.

28/04/2011 - 15:16


 

O secretário de educação afirmou que a reivindicação é justa e que o Governo do Estado tem o compromisso da época de campanha de rever a questão salarial dos professores. “É uma promessa de campanha, e nós já estamos dando encaminhamento neste assunto. Já fizemos várias reuniões com a APP-Sindicato para estabelecer como isso vai acontecer. Tivemos o reajuste de 6,5% e estamos aguardando o acórdão do STF, e a diferença de uma primeira parcela vai acontecer no mês de outubro, conforme negociação com APP”, informou Arns que disse ainda que “não há razão pela qual um professor receba menos do que outro profissional formado em ensino superior”. O secretário de educação disse que concorda com a luta da equiparação salarial, em torno de 26%.
Na oportunidade, em que esteve em Toledo, o secretário analisou a situação da educação no Paraná. Segundo ele existem desafios a serem superados como necessidade de reforma, ampliação e construção de novas escolas. Arns citou ainda a necessidade de equipar melhor as escolas e suprir a falta de profissionais como professores, agentes educacionais e pedagogos. Sobre estas demandas o secretário disse que o grande objetivo do encontro realizado em Toledo, como de outros que já realizou em diversos municípios do estado é justamente ouvir dos diretores as necessidades que os municípios tem. “Vamos ter uma consulta pública sobre isso. A partir desse levantamento poderemos definir o que é prioridade e deve ser resolvido imediatamente e aquilo que terá um encaminhamento a médio e longo prazo”, explicou.
O encontro realizado hoje no Premem reuniu diretores dos 16 municípios, contemplado pelo Núcleo Regional de Educação. Na oportunidade os diretores fizeram a exposição das demandas por município. De Toledo a necessidade apresentada foi da construção de uma escola no Jardim Gisele e outra no Jardim América/Europa.
 
Confira reportagem em vídeo completa onde o o secretário de educação fala ainda sobre a questão do transporte escolar e políticas públicas para conter a evasão escolar.
 
Por Rosselane Giordani
Sem nome %281144 x 250 px%29