Reunindo os melhores atletas mirins de Tênis de Mesa do país, desde domingo (26) até a segunda-feira (03) acontece na cidade de Piracicaba, São Paulo, a detecção nacional de talentos para o programa Diamantes do Futuro. Participam da seleção 45 atletas, entre eles, três paranaenses, entre eles a toledana Ana Bonsere. Além do Paraná, participam também jogadores de Sergipe, São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Amazonas e Rio Grande do Sul.
As atividades reúnem os atletas selecionados nas quatro detecções regionais realizadas em 2015, nas cidades de Aracaju (SE), Curitiba (PR), Rio de Janeiro (RJ) e São Caetano do Sul (SP), e também indicações técnicas das federações estaduais. Os representantes paranaenses são Ana Bonsere, Gabriel Inoue e JoomShim. Ana é a principal atleta toledana nesta modalidade e única menina no grupo principal.
Está acompanhando os mesatenistas o coordenador nacional do programa Diamantes do Futuro, Marcio Aragão,o líder de projetos da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM), Omar Barbosa, e os consultores internacionais Ricardo Faria e Michael Gadal. Segundo o técnico da modalidade de Toledo, Emerson Jerônimo, estes são os técnicos que formam os melhores atletas ranqueados do mundo.
Sobre a forma de avaliação, o coordenador do programa explicou os critérios avaliados. “São analisados a parte fisiológica, psicológica, biomecânica e motora para o alto desempenho, servindo como um referencial para a identificação do atleta com potencial para o alto nível. Outros pontos como análise psicossocial, apoio da família, prazer pela prática e determinação, têm importante influência para ser selecionado”, detalhou Aragão.
Os atletas que serão selecionados farão parte do grupo permanente da CBTM, além de treinar na China e em outros países, além de se juntar aos dezesseis atletas que já fazem parte do programa Diamantes do Futuro.