A capoeira possui, além do desenvolvimento físico, o aspecto de construção de caráter, personalidade e de influenciar nas mudanças de comportamento. Visando todas essas formas de responsabilidade, a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SMEL) tem desenvolvido o Projeto Capoeira na Escola em diversas escolas municipais. Nesta quinta-feira (30) foi a vez dos alunos da Waldyr Luiz Becker, no Jardim Fachini, participarem da atividade.
O programa será desenvolvido em 14 escolas do município ao longo do ano e deve beneficiar cerca de cinco mil alunos. “É uma atividade completa. Além da parte motora também temos o dever de desenvolver a parte psicomotora, que deve ser trabalhada desde cedo na criança”, destacou o professor de capoeira da SMEL, Ivair Ferreira dos Santos. Dentro das suas várias potencialidades o esporte traz o mérito de hierarquia e reeducação. O professor estimula seus alunos a aproveitar o máximo de suas habilidades.
O Projeto Capoeira na Escola, segundo o professor, enriquece e apresenta outras expressões culturais aos alunos. “O município de Toledo só tem a ganhar com este projeto. Além do físico, a parte cultural é trabalhada a partir do momento em que os alunos começam a se posicionar com respeito perante seus pais, professores e pessoas mais velhas”. As aulas acontecem duas vezes por semana nas escolas.
A secretária da SMEL, Marli Gonçalves Costa, afirmou que este é mais um dos esportes oferecidos às crianças. “A Prefeitura de Toledo por meio da SMEL tem oferecido diversas atividades para o município. Temos o diferencial de toda nossa secretaria ser formada por profissionais da área, assim conseguimos transmitir um maior desempenho nas atividades”, concluiu.