Acontece neste sábado (1º), em Curitiba, a caminhada de lançamento da campanha “Agosto Azul – Escolha Cuidar de Você”, promovida pela Sesa – Secretaria Estadual de Saúde. A ação marca o início da programação do mês dedicado à promoção da saúde do homem.
Nesta edição, a campanha vai alertar sobre a necessidade da manutenção de hábitos saudáveis, como a alimentação balanceada e a prática periódica de atividades físicas. O tema foi escolhido porque a obesidade e o sedentarismo se destacam como dois dos principais fatores de risco cardiovascular, responsáveis pela maioria das mortes masculinas no Estado.
O secretário estadual da Saúde em exercício, Sezifredo Paz, explica que a intenção é promover, durante todo o mês de agosto, uma série de ações para incentivar o homem a mudar hábitos e lembrar de cuidar da saúde constantemente. “Queremos propor uma reflexão para o público masculino. O objetivo é mostrar que atitudes simples podem ter impacto direto na qualidade de vida e longevidade dos homens”, afirmou.
Em Toledo, neste ano, a Secretaria Municipal de Saúde segue a Campanha conforme o Calendário Nacional, que prevê as ações específicas para no Novembro Azul. De acordo com a diretora de Gestão em Saúde, Cristiane Novello, no mês de novembro está programado diversas ações que visam a saúde dos homens. “Vamos realizar exames de diabetes e glicemia e fazer encaminhamentos para realização de TSA – exame para diagnóstico de câncer de próstata. Além de orientações sobre doenças sexualmente transmissíveis e atualização da carteira de vacinação”.
Cristiane Novello disse que a população masculina não ficará desassistida durante a campanha do Estado. “Todas as Unidades Básicas de Saúde estão a disposição deste público para o atendimento regular das Unidades”.