Mais de 100 crianças participaram no sábado (01) do Festival de Basquetebol entre as escolinhas sub 12 da Associação dos Amigos do Basquetebol Masculino de Toledo (Abatol). A ação teve por objetivo promover a integração entre os núcleos e oportunizar as crianças a vivência de competições esportivas.
A garotada dos Núcleos da categoria sub 12 das Escolas Municipais Arsênio Heiss, Alberto Santos Dumont, Antonio Scain e Egon Werner, além do Colégio Incomar e Ginásio Jaime Zeni acordaram cedo para participar do Festival. Os ganhadores do arremesso receberam premiações, como bermudas, camisetas e bolas.
A coordenadora da Abatol, Lourdes Kappes, lembrou que esta foi a primeira edição do Festival em 2015. “É uma atividade importante para a Abatol, pois o trabalho com as escolinhas é fundamental para fomentar o esporte. Nosso foco é na transformação social por meio da modalidade, então, mais do que ganhar títulos, queremos formar cidadãos e pessoas que tenham paixão pelo esporte, pelo basquetebol. Por isso valorizamos o trabalho de base e esse Festival vem fortalecer isso”.
De acordo com a secretária de Esportes e Lazer, Marli Gonçalves Costa, o Festival demonstra o espírito do projeto. “Essa é a essência da Abatol. Quero aqui parabenizar aos professores Lourdes Kappes e Jonathan Dos Santos, assim como todos os pais colaboradores, que se dedicam para o fortalecimento do Basquetebol em Toledo”, finalizou.
Escolinhas de base
O projeto da Abatol acontece em 16 locais em Toledo, onde aproximadamente 600 (seiscentos) meninos recebem treinamento da modalidade, mas também uma formação cidadã. As crianças, adolescentes e jovens são estimulados a terem hábitos saudáveis, como estudar, não fumar, não beber, manter higiene pessoal, ter postura e disciplina, entre outros.
Abatol
A Associação dos Amigos do Basquetebol Masculino de Toledo (Abatol) é uma instituição sem fins lucrativos que, junto com a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SMEL), promove a modalidade no município, por meio do trabalho voluntário de pais, professores e colaboradores. Já são quinze anos de trabalho coletivo em prol de crianças e adolescentes. Atualmente o projeto conta com 16 pontos de treinamento em Toledo, onde aproximadamente 600 meninos não só aprendem a prática da modalidade, mas também são incentivados a terem hábitos saudáveis.