A campanha de vacinação para a segunda dose da vacina contra a gripe para crianças de seis meses a cinco anos no município de Toledo continua. Os pais devem levar o filho para a Unidade Básica de Saúde mais próxima, tendo em mãos a carteirinha de vacinação. Na próxima semana, no dia 15 de agosto, será feito o Dia D de vacinação. A meta do município é imunizar até 80% das crianças.
Desde o último sábado (01) o Departamento de Vigilância em Saúde vem intensificando as ações para o incentivo á vacinação. “Os pais podem levar os filhos nas UBS’s que estaremos vacinando. Também estaremos prestando atenção na carteirinha de vacinação, para que ela esteja atualizada, fazendo a vacinação de alguma outra, caso haja necessidade”, contou a enfermeira do departamento, Rosana Cerbarro.
Segundo a superintendente de Vigilância em Saúde do Estado, Eliane Chomatas, o ideal é que o reforço seja feito 30 dias após a primeira aplicação. “Só com o esquema vacinal completo, de duas doses, é que meninos e meninas estarão realmente protegidos”, ressaltou.
A enfermeira informou que em Toledo faltam vacinar ainda 743 crianças. Rosana ainda contou que entre a primeira e a segunda dose, o município imunizou 78,86% das crianças. Já a 20º Regional de Saúde, que abrange diversos municípios da região, incluindo Toledo, vacinaram somente 50% do público alvo.