Nas linhas metropolitanas do interior do Estado – aquelas em que os veículos têm perfil urbano e os passageiros podem viajar em pé – o reajuste será de 10,51%. As demais (linhas rodoviárias) terão aumento de 9,99%. Com a medida, a tarifa mínima para o sistema rodoviário, em percursos de até 15 quilômetros, passará a ser de R$ 2,66.
O último aumento havia sido concedido em 25 de outubro de 2009. Segundo o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), o reajuste que passará a vigorar a partir de 1º de maio é inferior ao percentual requisitado pela Federação das Empresas de Transporte de Passageiros dos Estados do Paraná e Santa Catarina (Fepasc). A entidade havia pedido um índice de 13,54% de aumento.
Os índices de reajuste são resultado de uma planilha tarifária elaborada pelo DER, que leva em consideração diferentes fatores e insumos. O órgão considerou o aumento dos insumos no período de setembro de 2009 a maio de 2011 para autorizar o novo percentual. O item de maior peso na planilha, segundo o DER, foram os salários, levando-se em conta a convenção coletiva de trabalho de 2010 e 2011, que reajustou a folha das empresas, respectivamente em 6,50% e 10% (acumulado de 17,15%). Outros componentes que se destacam na planilha de custos são óleo diesel, lubrificantes, impostos, taxas, peças e acessórios.
Confira a tabela com os novos valores de algumas das principais linhas de ônibus metropolitanas e rodoviárias
LINHAS
METROPOLITANAS
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Extensão
(km)
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Tarifa (R$)
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Ano/2009
|
Ano/2011
|
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Maringá – Paiçandu
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15
|
2,15
|
2,40
|
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Maringá – Sarandi
|
13
|
2,15
|
2,40
|
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Paranaguá – Antonina
|
57
|
3,55
|
3,90
|
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Foz – S. T. do Itaipu
|
28
|
2,35
|
2,60
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Londrina – Ibiporã
|
16
|
2,15
|
2,40
|
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Londrina – Jataizinho
|
24
|
2,35
|
2,60
|
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Cascavel – Santa Tereza
|
23
|
2,35
|
2,60
|
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Loanda – Diamante do Norte
|
61
|
4,20
|
4,65
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Umuarama – Pérola
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55
|
4,45
|
4,90
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Pato branco – Vitorino
|
16
|
2,15
|
2,40
|
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