Visando melhorar o atendimento em educação e o cuidado com as crianças do distrito de Ouro Preto e da região, a Prefeitura de Toledo anunciou, em um ato realizado na sexta-feira (31), a abertura do processo licitatório para a reforma e ampliação da Escola Municipal Nossa Senhora das Graças. No local serão construídas novas salas para o desenvolvimento de atividades pedagógicas, além da troca do piso, telhado e pintura. A dotação orçamentária é de R$ 323.464,70 mil.
A previsão é que os trabalhos sejam iniciados ainda no mês de setembro. O prefeito Beto Lunitti esteve no local e explicou para os moradores todo o processo, desde o momento em que ele esteve na Escola conversando com a diretora e ouvindo as necessidades. “A partir deste momento nós iniciamos, por meio da nossa Secretaria de Planejamento Estratégico, o projeto para atender todas as demandas apontadas. Agora, vamos cumprir todos os trâmites legais, mas com certeza é uma grande felicidade poder anunciar este investimento”, disse.
Estas visitas à unidade escolar foram realizadas ainda em 2014 e o recurso para as obras foi previsto no orçamento de 2015. Esta definição aconteceu em dois momentos de encontro com a comunidade escolar para a discussão das necessidades da unidade. “Ouvimos as demandas, apresentamos possibilidades e chegamos num bom termo”, disse a secretária Tania de Grandi. Serão edificados espaços para a secretaria administrativa, a diretoria, sala de arquivos, banheiros, sala dos professores e depósito de lixo, perfazendo mais 83,95 metros de área construída. A reforma contempla ainda a pintura interna e externa, troca de forro e de telhado, pintura da quadra poliesportiva, construção de um pórtico, troca do piso das salas de aula, cozinha e despensa, totalizando 549,55 metros quadrados.
A demanda por intervenções na Escola era antiga. Segundo a diretora, Eliane Siebert, os momentos de discussão sobre quais as reformas e ampliações eram necessárias foram animadoras. “Agora, vendo a abertura da licitação da reforma e ampliação, temos a certeza de que teremos um ambiente com mais qualidade para oferecer aos nossos alunos. Vemos que a política pública de educação tem dado certo no município de Toledo e ficamos muito agradecidos por isso”, disse. A mesma alegria foi compartilhada pelo presidente da Associação de Pais e Mestres, Osnir Waltrich. “Além dos alunos, quem ganha com essa reforma é a comunidade. O distrito de Ouro Preto agora será modelo, com uma escola moderna. Agradecemos a preocupação da Prefeitura com a nossa região”.
Ainda participaram do encontro o assessor de Assuntos Comunitários, Valtair Apolinário, o vereador Rogério Massing, a vereadora Sueli Guerra e o assessor do vereador Vagner Delabio, Marcos Mucciatto.