Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

ESPORTES

Toledo recebe demonstração de paracanoagem no Parque do Povo

Vieram até o município atletas cascavelenses que já praticam a modalidade para dar dicas e explicar sobre a modalidade

05/08/2015 - 17:27


Com o intuito de trazer mais uma modalidade de paradesporto para o município, a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer trouxe nesta quarta-feira (05) até Toledo atletas da modalidade de canoagem de Cascavel. Os atletas trouxeram a experiência da modalidade, e também mostraram como funciona, além de dar dicas do que pode ser feito no município para efetivamente ter a paracanoagem.

 Segundo a secretária da SMEL, Marli Gonçalves Costa, a intenção em trazer a equipe cascavelense era de que eles demonstrassem como a modalidade funciona, as possibilidades de ter o Parque do Povo Luiz Cláudio Hoffmann e o Lago dos Pioneiros com pontos para treino, além das estruturas e materiais necessários. “Esta é uma modalidade a mais que estamos querendo implantar em Toledo. Já temos o Programa Na Trilha do Remo com a participação de mais de 40 pessoas e agora é uma modalidade a mais dentro do paradesporto”, disse.

As demonstrações foram feitas no Parque do Povo Luiz Cláudio Hoffmann, que segundo os profissionais, conta com boa estrutura para a modalidade no município. “A paracanoagem é uma competição de 200 metros, então este lago seria muito bom para os treinamentos”, contou o atleta cascavelense, Juliano Krai. 

Segundo ele, a canoagem e a paracanoagem não são somente uma prática esportiva, mas também um instrumento de mudança na vida dos atletas. “Principalmente para aqueles do paradesporto, dá muito mais liberdade, eles conseguem fazer muito mais coisas do que imaginam que são capazes”, afirmou. Krai ainda garantiu ser bom o interesse de Toledo pela modalidade. “Com isso, conseguiremos encontrar novos talentos para competir”.

O atleta da paracanoagem, Odirlei Moreira, comentou que a modalidade dá muito mais liberdade para a pessoa. “É um esporte apaixonante, por meio dele, ás vezes até mesmo me esqueço de que sou cadeirante. É realmente muito bom”, disse. Moreira pratica a paracanoagem há um ano e já participa de competições. “No final do mês participarei do Campeonato Brasileiro, que acontece em Curitiba, representando Cascavel”. 

Solange Cavaleiro, atleta da ATACAR de Toledo, experimentou a modalidade. “Eu gostei bastante. Se fosse implantando em Toledo, com certeza eu participaria”, comentou. Para Solange, a modalidade vem para somar ainda mais no esporte. “Depois que você perde o medo, ela é muito boa, te dá muita autonomia”, disse.

C%c3%b3pia de web banner 1144x250px