Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

EDUCAÇÃO

SMED já matriculou metade das crianças chamadas em junho para os CMEI’s

A expectativa é que até o fim de agosto todas as 600 vagas sejam preenchidas

05/08/2015 - 17:44


No fim de junho o Governo Municipal de Toledo anunciou o chamamento de mais 600 crianças para os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s). A medida foi possível devido a contratação de mais 20 professores e o reordenamento das turmas já existentes. Pouco mais de um mês após a criação das vagas a Secretaria Municipal de Educação (SMED) já chamou 360 crianças, das quais 300 já foram matriculadas. A expectativa é que até o fim de agosto todas as vagas abertas sejam ocupadas, seguindo rigorosamente a lista de espera e respeitando o período de adaptação das crianças.

A secretária de Educação, Tânia de Grandi, explicou o que o número de chamamento é sempre maior que o de matriculas devido a diversos fatores. “Encontramos alguns pais, que embora tenham feito a solicitação, acabam achando que ainda é cedo para as crianças ingressarem. Outras crianças, e esse é um número significativo, a SMED tem encontrado dificuldade de contato. Nesses casos seguimos o protocolo de tentar três vezes em dias alternados”, comentou ela, ao lembrar a importância de manter o cadastro atualizado.

Todos os meses a SMED encaminha a lista de espera dos CMEI’s ao Ministério Público para publicação, e entre a publicação de julho e de agosto a redução não alcançou as 360 crianças chamadas. Tânia destacou que isso se deve ao fluxo ininterrupto da lista. “Apesar desse chamamento, hoje temos uma fila de 1.075 crianças. É importante entender que somente no último mês tivemos o ingresso de 110 crianças na lista de espera, mas ai temos crianças de 4 a 15 dias de vida. Então o que ocorre é que os pais e responsáveis se adiantam para garantir a vaga, já pensando no ano letivo de 2016”.

A educação infantil, de 0 a 3 anos não é obrigatória por Lei. Toledo assumiu o compromisso de ampliar o acesso das crianças, só em julho criou 600 novas vagas.

Chamamento

Após o chamamento os pais tem prazo de três dias para ir até a Secretaria de Educação, no Jardim La Salle. Na sequência eles tem uma semana para realizar os exames de saúde da criança, em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS) do município. E então, procuram o Centro Municipal de Educação Infantil para efetivar matrícula e marcar o período de adaptação da criança.

Trabalho pedagógico

As crianças que ingressaram nos CMEI’s por meio do novo chamamento estão em fase de adaptação. Segundo a diretora do Departamento de Educação Infantil, Gleci Terezinha Herkert, esse período é fundamental. “Elas estão vindo do lar e é o primeiro contato delas fora do ambiente familiar. Então é um período que é trabalhado com a família para que ela esteja um período dentro do CMEI e conforme a adaptação e o comportamento de cada uma, passamos a ampliar esse tempo e a deixá-la no período convencional combinado com os responsáveis”, explicou.

Gleci lembrou ainda, que todos os profissionais que atuam no CMEI são preparados para o atendimento. “São todos formados, com conhecimento sobre a fase de desenvolvimento infantil e sabem como fazer o trato com a criança para que ela se sinta bem acolhida dentro do grupo e do contexto”. Conforme a diretora, todas as ações são pautadas no trabalho pedagógico. “Desde a forma como lidar com a criança até o toque, pois o foco é no desenvolvimento integral dela”, finalizou. 

C%c3%b3pia de web banner 1144x250px