O Basquetebol Masculino de Toledo garantiu a vaga para a fase final dos Jogos Abertos do Paraná (JAP’s) Divisão B, que acontece em Palotina no próximo mês. A conquista foi obtida neste último fim de semana, quando a equipe da Associação dos Amigos do Basquetebol Masculino de Toledo (Abatol) foi campeã da fase regional da competição.
Toledo venceu as disputas contra as equipes de Santa Terezinha de Itaipu e Medianeira, em Missal, na sexta-feira (7) e sábado (8) respectivamente. Segundo a coordenadora da Abatol, técnica Lourdes Kappes, o resultado é animador. “Fizemos bom jogos e estamos bem preparados para a próxima fase. Nossa expectativa é voltar a disputar a divisão A, da qual já fizemos parte”, disse.
Na fase final, Toledo deve enfrentar as equipes campeãs de cada região em busca da vitória. Caso vença o campeonato terá a oportunidade de competir novamente na divisão A, junto com as melhores equipes do Estado.
Resultados
Na sexta-feira (7) a equipe toledana disputou contra a equipe de Medianeira e venceu de 62x38, sendo 10x15 - 13x10 - 09x21 - 06x16. No sábado Toledo enfrentou a equipe de Santa Terezinha de Itaipu e venceu por 67x45, sendo 13x15 - 20x14 - 13x07 - 21x09.
Abatol
A Associação dos Amigos do Basquetebol Masculino de Toledo (Abatol) é uma instituição sem fins lucrativos que, junto com a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SMEL), promove a modalidade no município, por meio do trabalho voluntário de pais, professores e colaboradores. Já são quinze anos de trabalho coletivo em prol de crianças e adolescentes. Atualmente o projeto conta com 16 pontos de treinamento em Toledo, onde aproximadamente 600 meninos não só aprendem a prática da modalidade, mas também são incentivados a terem hábitos saudáveis.