Três pré-conferências livres de Políticas para Mulheres estão agendadas para a próxima sexta-feira (14). Uma delas acontece às 15h na sede do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Alimentação de Toledo (STIA), no Jardim Panorama. Já as outras envolvem as mulheres empresárias no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (ACIT), às 18h30, e as mulheres ligadas ao setor do esporte e lazer, no Auditório Acary de Oliveira, na Prefeitura, às 19h15. Os eventos são abertos a toda a comunidade, homens e mulheres.
Segundo estimativas do STIA, aproximadamente 3000 mulheres atuem na indústria da alimentação de Toledo, o que motivou a realização da ação. A diretora Sindical e coordenadora da Secretaria da Mulher do Sindicato da Alimentação, Roseli Aparecida de Farias, disse ser muito importante a participação da comunidade. “Vamos discutir várias propostas, os anseios das mulheres para que elas possam ter participação política mais ativa, entenderem os seus direitos e também as suas obrigações. É dessa forma que vamos conseguir os avanços que almejamos para o nosso setor”, disse.
Os encontros elencarão, junto com as pré-conferências organizadas pela Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM), propostas a serem discutidas durante a 2ª Conferência Municipal de Políticas para Mulheres, que acontece no dia 12 de setembro, no Centro Cultural Ondy Hélio Niederauer, na Vila Pioneiro. Para a secretária de Política para Mulheres de Toledo (SPM), Jaqueline Machado, as pré-conferências são locais de discutir, avaliar e elaborar as propostas para a Conferência Municipal. “Esperamos uma ampla participação da população feminina, com as entidades, organizações e também de mulheres que não fazem parte de alguma organização”. Jaqueline reforçou ainda que o convite para as pré-conferências, sejam elas livres ou ordinárias, é aberto a todas as pessoas, homens e mulheres. “Queremos que os homens também contribuam neste processo”.
As pré-conferências livres já reuniram os grupos das mulheres feministas, na Unioeste, o ‘Gestar e Maternar, no CJU Coopagro, e o ‘Vozes Femininas Ocupando a Universidade’, também na Unioeste, e uma com representantes da Secretaria Municipal da Educação (SMED), na Prefeitura, discutindo as mulheres e a diversidade. Além dos encontros da próxima sexta-feira (14), também será realizado o encontro das mulheres negras, na quarta-feira (19), no Centro Cultural Ondy Hélio Niederauer, às 14h.