O prefeito Beto Lunitti cumpriu, na quarta-feira (12), agenda com a Associação Comercial e Empresarial de Toledo (ACIT). Acompanhado de secretários e diretores, o gestor municipal apresentou dados positivos da economia do município. A ação cumpre a determinação do Governo Municipal em manter a transparência das ações públicas junto às entidades de classe e demais órgãos da sociedade toledana e outras agendas setoriais serão cumpridas pela equipe de Governo.
Foram apontados dados em relação à arrecadação de impostos federais, estaduais e municipais e o crescimento econômico do município. Segundo o prefeito, é importante mostrar estes números aos diversos setores, principalmente para o empresarial. Beto disse que é vontade da Prefeitura manter a sociedade informada dos trabalhos desenvolvidos pelo Governo Municipal. “Temos o desejo de que todos tenham estas informações”. Beto acrescentou as reiteradas vezes que solicita aos vereadores que aprovem todos os pedidos de informação sobre as contas e ações municipais. “Queremos o conhecimento total das nossas ações e a publicidade de todos os atos da administração pública”, frisou.
Beto destacou também os encontros com os núcleos ligados à ACIT, como o da Vila Pioneiro, realizado no mês de julho, e com o Jardim Panorama, em data ainda a ser agendada, e o bom relacionamento da gestão municipal com o Observatório Social. “As reuniões com núcleos são momentos para externarmos o que acontece dentro da administração e respondermos questionamentos. Da mesma forma com o Observatório Social, que tem nos auxiliado na manutenção da transparência dos atos oficiais”.
No encontro o secretário da Fazenda, Neuroci Frizzo, apresentou dados relacionados ao crescimento da economia por meio de impostos que não incidem diretamente no bolso do contribuinte. “Precisamos incentivar este tipo de arrecadação e para isso realizamos tratativas com o setor empresarial e outras ações junto à população destacando a importância da solicitação de notas fiscais em compras e prestação de serviços. Além disso, criamos frentes para a regularização de imóveis gerando o ITBI, com ganho para o proprietário, que legaliza seu bem, e para a Prefeitura, que tem o incremento da receita”. Também foram explanados outros incentivos que o município realiza para oportunizar o crescimento, como a construção de parques industriais, com a disponibilização de aproximadamente 100 terrenos, as obras do Aeroporto Municipal Luiz Dalcanale Filho, intervenção que tem a parceria com a ACIT e com previsão de conclusão para os próximos 80 dias, a disponibilização de R$ 125 mil para a Sociedade Garantidora de Crédito (SGC/Garantioeste) e demais ações do Governo Municipal.
Para o presidente da ACIT, Danilo Gass, a reunião foi bastante produtiva, já que a prestação de contas apresentou números concretos sobre a situação financeira do município. “Estamos com números muito interessantes em Toledo, com um crescimento significativo, tanto na indústria e comércio quanto na prestação de serviços. Por isso é possível afirmar que somos um município bastante privilegiado e com prosperidade”. Danilo também destacou ser interessante o prefeito apresentar esses dados para a entidade, pelo que ela representa para o município. “São números importantes que vão nortear as ações realizadas pela ACIT”.
Também participaram do encontro o secretário de Planejamento Estratégico, Jadyr Cláudio Donin, e os diretores de Desenvolvimento Agropecuário, Geni Serafim, de Indústria e Comércio, Jozimar Polasso, e de Receita, Jaldir Anholeto.