Para fomentar a cultura no município, no próximo três de setembro acontece no Auditório Acary de Oliveira, na Prefeitura, a partir das 19h, a III Conferência Municipal de Cultura. Na ocasião serão eleitos os conselheiros para o Conselho de Políticas Culturais de Toledo, além de elencadas as propostas para o Plano Municipal de Cultura.
Durante a Conferência que aconteceu no ano passado uma das propostas elencadas foi a reestruturação no Conselho de Cultura do município. “Estaremos contemplando mais linguagens e democratizando o acesso e a participação das linguagens culturais dentro do Conselho”, contou a secretária de Cultura, Rosselane Giordani.
Segundo Rosselane, até o ano passado o conselho era composto por 12 pessoas, todas indicadas.“Seis pessoas que representam as entidades governamentais eram indicadas pelo prefeito, e as outras seis, que representam as entidades não governamentais, eram indicados pelas próprias entidades. A partir deste ano, os conselheiros não governamentais serão eleitos pelas suas linguagens”, contou.
Este é um processo de democratização para o fortalecimento do Conselho Municipal de Cultura, afirmou a secretária. “Por isso estamos convidando todos os artistas, agentes e produtores culturais, para participarem da Conferência no dia três de setembro para que possam eleger os seus representantes dentro do conselho municipal”, disse. Para ela, este é um processo importante, já que é um avanço na política cultural de Toledo.
Fundo Municipal de Cultura
Outro ponto destacado por Rosselane é o lançamento do edital para o Fundo Municipal de Cultura. “É um edital de fomento à cultura, e dentro desse processo o Conselho tem um papel muito importante, já que o Conselho é um organismo de controle social e tem um papel deliberativo. Então ele também vai fazer a avaliação desses projetos que vão ser encaminhados para concorrer ao primeiro edital do Fundo Municipal de Cultura”, contou.