Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

GERAL

Ações de Toledo serão apresentadas no I Fórum Regional de Cidades Digitais do Sudoeste Paranaense

O município destacará as conquistas do programa. Ação acontecerá em Francisco Beltrão

14/08/2015 - 15:56


O ‘Cidades Digitais’ em Toledo é destaque para o Paraná. Com o objetivo de explanar as ações do programa, o município foi convidado para participar do I Fórum de Cidades Digitais do Sudoeste do Paraná. O evento acontecerá dia 20 de agosto, no município de Francisco Beltrão, e os técnicos da Prefeitura irão demonstrar os benefícios e os avanços do programa que atende os toledanos. O Programa Cidades Digitais é realizado pelo Governo Federal e tem o objetivo de modernizar a gestão e ampliar o acesso aos serviços públicos.

O prefeito Beto Lunitti e o diretor de Informática, Robson Vozniak, participarão do Fórum. Robson Vozniak contou que o programa tem a intenção de prover mais segurança, comodidade e efetividade aos cidadãos. Segundo ele, Toledo é o maior município participante dos Cidades Digitais, contando com 14 quilômetros de fibra óptica para interligação de 18 prédios públicos, sendo uma referência para os outros municípios.

Vozniak vai apresentar os resultados positivos do Cidades Digitais em Toledo. Segundo ele, programa trouxe uma economicidade fantástica. “São mais de R$ 500 mil investidos dentro de um ano para as instalações dos links de acesso, transporte de dados e acesso a internet entre as instituições públicas municipais. Essa interligação era realizada por serviços terceirizados e hoje não é mais. Agora temos nossos próprios links, nossa própria fibra óptica, que é mais veloz e tem custo zero”, destacou.

No âmbito educacional, a Secretaria Municipal de Educação (SMED) está completamente ligada pelo Programa. Muitas das escolas municipais também estão interligadas com a Prefeitura, além das duas bibliotecas públicas. “Oferecemos livre acesso de internet banda larga de qualidade nas bibliotecas para os usuários com seus próprios computadores. Houve um aumento significativo no numero de visitantes que buscam o meio digital como ferramenta de pesquisa”.

Na Saúde o Cidades Digitais também realiza a interligação das unidades básicas de saúde, além da melhoria na velocidade do sistema que gerencia os atendimentos. “Não há mais registro de paradas do sistema ou lentidão que atrapalhava o atendimento das unidades. O programa trouxe diversas vantagens para a saúde também”. Uma delas é o Raio-X digital, que consiste em utilizar os equipamentos tradicionais atrás de uma placa de captação. “Assim não é mais preciso revelar e esperar o resultado. Em sete segundos a pessoa já tem o resultado”, continuou.

O programa Cidades Digitais ainda possibilitou a expansão do sistema de vídeo monitoramento. No total, o município conta com 32 câmeras. “A Guarda Municipal (GM) tem uma capacidade produtiva muito maior. Pode-se estar em 10 ou 15 locais ao mesmo tempo, então é uma vantagem muito grande, além da economia do transporte de imagens entre a câmera e a Central da Guarda, com bastante velocidade e qualidade”.

Novos desafios

Robson Vozniak ainda irá relatar sobre os futuros projetos a serem realizados pelo Cidades Digitais. “O programa vai propiciar ainda mais vantagens, expansão do vídeo monitoramento, captação de imagens das viaturas da GM e estamos também com um projeto de economia nas licitações telefônicas. Mais escolas também serão integradas ao anel de fibra ótica”, finalizou.

Para o prefeito Beto Lunitti, o Programa é mais um incremento para a gestão de sistemas que já estavam sendo implantados pelo município. “Isso coroa o trabalho que Toledo já vinha desenvolvendo para a ampliação do vídeo monitoramento, da digitalização dos exames médicos, da informatização na área da saúde e outros setores que também serão beneficiados com esta interligação digital. Com a fibra óptica temos uma internet muito mais rápida e, além disso, ampliamos os pontos de acesso com interligação dos pontos de Governo”, concluiu.

C%c3%b3pia de web banner 1144x250px