No sábado (15) Toledo realizou a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e a Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização de Caderneta de Vacinação. Foram vacinadas 3170 crianças de seis meses a cinco anos de idade. O alcance foi de 42,8% aproximadamente metade do esperado. A meta do município é vacinar 95% das 7.391 crianças desta faixa etária no município e para aqueles que não realizaram a vacinação, as UBS’s continuam atendendo até o dia 31 deste mês. É importante que o responsável pela criança leve a carteira de vacinação para que as vacinas sejam colocadas em dia.
Durante todo o dia as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) do município atenderam aos pais que levaram os filhos para a vacinação. “Além da vacina contra a poliomielite, nós também estávamos atualizando a carteirinha de vacinação. Então aquela criança que tinha alguma vacina atrasada, também foi vacinada”, contou a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Rosana Cerbarro.
Rosana disse ainda que a vacina contra a poliomielite não faz imunidade apenas para quem recebe, porque o vírus é expelido por meio da saliva e das fezes, dessa forma outras crianças são imunizadas e se cria uma imunização coletiva. “O vírus da poliomielite não circula no Brasil desde a década de 90 e para manter esta situação é necessário que aconteça a vacinação em massa”, concluiu.
A UBS do Jardim São Francisco vacinou 230 crianças. Segundo a enfermeira Diane Cassaro, a média foi muito boa comparada aos anos anteriores. “Nós fizemos uma divulgação nas escolas e centros municipais de educação infantil e os agentes comunitários de saúde passaram nas casas para avisar sobre o dia da vacinação. Então essas ações fizeram com que tivéssemos um número bem positivo”, disse.