O cenário econômico do município de Toledo não poderia estar melhor. Enquanto várias cidades e estados falam em crise, em Toledo, o prefeito Beto Lunitti desconhece essa terminologia e comemora os resultados da economia local. Na construção civil os imóveis estão tão valorizados que para aproveitar melhor os investimentos os proprietários de terrenos partiram para a verticalização das construções. Com isso, o município parece um canteiro de obras. Cerca de 50 loteamentos aguardam aprovação.
O presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Toledo (AEAT), que é servidor público e acompanha as obras do Hospital Regional em Toledo, engenheiro civil José Carlos de Jesus, confirma o cenário promissor. “Houve sim esse crescimento, o mercado imobiliário está bem aquecido, a crise não chegou aqui. A construção civil está até acima da expectativa. Houve inclusive uma verticalização das edificações para diluição de custos. Os imóveis valorizaram bastante em Toledo e a construção partiu pra verticalização. Isso é facilmente observado em um giro pela cidade”, confirma Jesus.
O engenheiro explica que o fato dos terrenos estarem bem valorizados, os proprietários que possuem áreas em pontos estratégicos, ao invés de construírem uma casa ou uma sala comercial, acabam optando em edificar prédios e usar o número máximo de andares para aproveitar o espaço disponível. “O pessoal está utilizando toda a capacidade de ocupação conforme o que está previsto nas leis de zoneamento”, comenta Jesus.
E para quem acha que já tem obras demais na cidade, o presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Toledo avisa que só na fase de aprovação existem vários outros projetos. “Hoje temos em andamento no poder público cerca de 50 loteamentos para aprovação e implantação nas mais diversas regiões. Podemos notar que a partir do momento da liberação para implantação do projeto já de imediato iniciam a execução de edificações, devido a esse aquecimento da economia”, afirma.
O prefeito Beto Lunitti justificou a crescente demanda vem do bom momento vivido pelo município de Toledo. “O setor imobiliário em Toledo tem apresentado números favoraveis e a Prefeitura tem incentivado a regularização por meio de ações como o parcelamento do ITBI e uma lei específica para a legalização de imóveis que estão em desacordo com a legislação vigente”. Beto ainda lembrou que em Toledo não houve aumento do IPTU desde o início da sua gestão. “Fizemos apenas o que nos é exigido por lei, ou seja, o ajuste de acordo com os índices da inflação”, concluiu.