Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

CULTURA

Rosselane Giordani toma posse no Conselho Estadual de Cultura

Na oportunidade, 36 conselheiros tomaram posse para o mandato 2015/2016

18/08/2015 - 18:13


Destaque na região oeste do Paraná, o segmento cultural de Toledo foi reconhecido pelo desempenho dos envolvidos com as ações do setor – poder público, classe artística e sociedade em geral. Todo o trabalho foi coroado pelo convite feito pela Secretaria de Estado da Cultura à secretária responsável pela Cultura em Toledo, Rosselane Giordani, para o cargo de conselheira Estadual de Cultura, como representante da macrorregião Oeste. A posse aconteceu na última sexta-feira (14), em Curitiba.

A cerimônia foi realizada na Sala de Reuniões do Centro Europeu, na Praça Osório, em Curitiba. Na oportunidade, 36 conselheiros tomaram posse para o mandato 2015/2016. O secretário de Estado da Cultura, João Luiz Fiani, que tomou posse do cargo há cerca de um mês, no lugar de Paulino Viapiana (agora responsável pela Comunicação do Estado), discursou no início do encontro, que seguiu com palestra da diretora da Escola de Música e Belas Artes do Paraná, Maria José Justino sobre a importância da participação dos conselhos. Após, foi realizado almoço de confraternização e os conselheiros, já empossados, seguiram para a primeira reunião ordinária da segunda gestão do CONSEC.

A secretária nomeada conselheira, Rosselane Giordani, avaliou positivamente o momento e ressaltou o ganho que a ação representa para o município e região. “Não somente Toledo está representado dentro de um Conselho Estadual, mas também a macrorregião Oeste. A função dos gestores municipais, que tomaram posse dentro das oito cadeiras destinadas para secretários de cultura no Estado, é de garantir espaço e visibilidade, e as demandas da macrorregião, para serem discutidas e levadas à política pública, nos próximos dez anos”, evidenciou.

Segundo Rosselane, o Conselho norteará a política pública praticada no Estado, e acima de tudo, deverá respeitar a diversidade, garantindo os direitos e o acesso à política estadual de cultura. “Esta responsabilidade é muito grande, pois é uma forma de contemplarmos a disparidade da cultura paranaense. Nosso Paraná tem uma variedade muito grande quando falamos de cultura. Ela se destaca no tradicionalismo gauchesco da região oeste, nos caiçaras do litoral, nos grupos quilombolas, nos indígenas, poloneses, assim como os ucranianos mais na região leste, então, temos um caldeirão cultural no estado do Paraná”, especificou Rosselane Giordani.

A secretária de Cultura de Toledo destacou ainda, que a aprovação pelo conselho soma às responsabilidades que precisam ser engajadas para transformar, e dar visibilidade à cultura paranaense. “Foi um marco, pois conseguimos nos alinhar àquilo que preconiza o Sistema Nacional de Cultura, no sentido de realizar as conferências, de estabelecer um Sistema de Indicadores de Informações Culturais, que dão esse mapa. Esse diagnóstico dos grupos, dos atores sociais e dos agentes culturais, que produzem a cultura no nosso estado, nos dá esse norte para onde devemos ir, e como devemos trabalhar com as responsabilidades que nos são colocadas, para que o poder público efetive a política cultural”, complementou.

C%c3%b3pia de web banner 1144x250px