Muita emoção marcou a inauguração da Estação Saúde da Praça Edwino Willy Frank, a Praça da Copel, na Vila Industrial. A nova estrutura foi entregue à população na quarta-feira (19) e homenageia o ex-atleta toledano Jeferson de Paula, o Mano. O evento contou com a presença de familiares e amigos do homenageado, além de autoridades, entre elas o prefeito Beto Lunitti.
Esta é a sexta Estação Saúde entregue pelo município. A ação faz parte de uma política pública para atender uma parcela da população elencada como ‘segunda idade’. “Os parques infantis e a as academias da terceira idade atendem crianças e idosos respectivamente. As ‘Estações Saúde’ servem para adolescentes, jovens e adultos praticarem os exercícios”, comentou a secretária de Esportes e Lazer Marli Gonçalves Costa.
As outras ‘Estações’ já instaladas estão localizadas na Praça das Bandeiras, no Jardim Maracanã, no Centro da Juventude Márcio Antônio Bombardelli, no Jardim Europa, no Parque Ecológico Diva Paim Barth e nos distritos de Vila Nova e Novo Sarandi. Segundo o prefeito Beto Lunitti, os equipamentos seguem a meta do Governo Municipal de ocupação dos espaços públicos. “Todo mapeamento das instalações foi feito pensando nesta situação: de que os cidadãos usufruam dos equipamentos”. Beto também agradeceu a família por permitir o uso do nome de Jeferson de Paula na nova estrutura. “É uma forma de lembrarmos tudo o que ele fez pela comunidade esportiva, sendo amigo e companheiro de todos”. A homenagem partiu dos profissionais da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SMEL).
A estrutura, que permite a realização de 19 tipos de exercícios e a utilização de até nove pessoas em simultâneo, atende principalmente a segunda idade. O objetivo é garantir a proposta da Secretaria de Esportes e Lazer: Dá criança ao idoso, esportes e lazer para todos.
Amigos e familiares destacam homenagem
Para coordenador de voleibol da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SMEL), professor João Carlos Beloto, a homenagem significa um marco para o voleibol de Toledo. “O Mano era uma pessoa fantástica, amigo de todos, foi um bom atleta e ter seu nome nesse espaço público é um grande reconhecimento para quem sempre representou muito bem o nosso município”, disse o técnico.
A viúva Gracielle De Paula vê na homenagem ao esposo, uma prova do carinho, da gratidão e do reconhecimento, o que demonstra o quanto ele foi uma pessoa especial, principalmente nesse meio esportivo. “Acredito que ele cumpriu o seu papel deixando bons exemplos de lealdade, bondade, humildade e caráter que eram seus principais atributos. Esteja onde estiver ele deve estar em paz, com a sensação de dever cumprido e muito feliz por ter passado neste mundo e conquistado verdadeiros amigos através do esporte”.