Casa de not%c3%adcias 1144x150

SAÚDE

Campanha contra gripe reduziu em 60% internações por pneumonia; Hoje é dia “D” em Toledo tem vacinação até as 17h

A 13ª Campanha Nacional de Vacinação que iniciou no dia (25) e vai até o dia 13 de maio, tem dia “D”, neste sábado, onde todas as unidades de saúde, em Toledo, estão realizando a vacina contra a gripe. A vacina deste ano, vai imunizar três tipos de vírus mais circulantes no ano passado, entre eles H1N1. A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, que existe há 13 anos, foi responsável pela redução em 60% dos casos de pneumonia no país.

30/04/2011 - 11:03


Neste ano a Campanha ampliou o público alvo, vacinando além dos idosos os como indígenas, grávidas e crianças de seis meses a dois anos.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, alertou a população para a importância da vacinação.  “Já implantamos a campanha de vacinação [contra a gripe] no Brasil há 13 anos e, nesse período, ela contribuiu para reduzir em 60% as internações por pneumonia, pois a gripe ajuda a complicar outras doenças”, disse o ministro durante o programa Revista Brasil, da Rádio Nacional. “A estratégia é proteger quem mais precisa de cuidados.”

Padilha ressaltou que 90% da vacina utilizada na campanha são de fabricação nacional, garantindo o abastecimento aos 65 mil postos de saúde em todo o país e assegurando a independência em relação à ajuda externa.
“Noventa por cento das doses aplicadas no Brasil são produzidas por laboratórios públicos nacionais, numa pareceria do Ministério da Saúde com o Instituto Butantan”, afirmou o ministro. “Isso garante que a gente possa ter acesso a toda a população brasileira. Não precisamos ficar dependendo de outros países.”

O ministro lembrou que a vacina usada no Brasil é totalmente segura. “Ela é extremamente segura, tanto é que a própria presidenta da República [Dilma Rousseff] tomou a vacina na segunda-feira [25]”, afirmou, acrescentando que há restrições para não tomar a vacina em casos bem definidos, como quem está fazendo algum tipo de tratamento, entre eles o de combate ao HIV. Ele recomendou que as pessoas procurem seu médico para obter orientações.

Os postos de saúde ficarão abertos até as 17h para a vacinação contra a gripe, que é feita em uma única dose para todos os grupos, com exceção das crianças – os menores de dois anos vão receber duas doses, aplicadas em um intervalo de 30 dias.

Em Toledo a meta é imunizar, no mínimo 80% do público alvo. Ao todo Toledo terá 17.300 doses de vacina sazonal.

A Campanha segue até o dia 13 de maio em todas as unidades de saúde da cidade, em horário normal de atendimento. E em Ouro Preto, Bom Princípio, Linha São Paulo e Cerro da Lola a unidade volante atenderá esta população.

A enfermeira do setor de vigilância Sanitária e Epidemiológica, Carmen Fornari Garbin destacou a importância de que a população público alvo compareça às unidades de saúde. “A prevenção é muito importante, pois tudo começa com a gripe. As pessoas que a Campanha pretende vacinar são pessoas suscetíveis a gripe e podem ter complicações pela gripe devido à baixa imunidade. Há estudos que apontam que a partir das Campanhas de Vacinações, diminuiu o número de complicações relacionadas à gripe”.

Carmen enfatiza que é importante a população fazer a vacina o mais breve possível, pois o organismo leva 15 dias para dar uma resposta imunológica. “Com a chegada do frio aumenta os vírus circulante da gripe, por isso recomendamos o público alvo para que não deixe para vacinar no final da Campanha”.

 

Por Selma Becker  com informações da Agência Brasil.

 

Sem nome %281144 x 250 px%29