Na próxima segunda-feira (24) ocorrerá no Centro Cultural Ondy Niederauer o lançamento do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNIAC) 2015. O projeto federal tem o objetivo de oferecer condições de qualificação para que professores possam garantir que as crianças sejam alfabetizadas até os oito anos de idade. Neste ano o programa terá como tema ‘Formação Continuada – O currículo como Projeto Político Pedagógico’ e contará com a participação de diretores, coordenadores e 230 professores das escolas municipais envolvidos com o PNAIC.
Na ocasião haverá palestras com os profissionais da Secretaria Municipal de Educação (SMED) Leandro Crestani, Silvana Martines e Ana Paula Santi que irão abordar sobre o tema 2015. Toledo aderiu ao programa em 2012 e este é o terceiro ano de mobilização. “O PNAIC é uma adesão tanto dos gestores da União, do Estado e dos municípios buscando fortalecer a formação e buscar várias possibilidades metodológicas de alfabetização”, destacou a coordenadora local do PNAIC e coordenadora de Alfabetização e Letramento da SMED, Silvana Martines.
Os cursos de formação continuada para os professores irão acontecer todas as terças-feiras, das 19h às 22h30, na Escola Municipal Borges de Medeiros, e nos sábados pela manhã. Ao todo, oito turmas, sendo sete às terças-feiras e uma turma aos sábados, participarão das atividades que totalizam 80 horas e seguem até dezembro.
Ainda de acordo com a coordenadora, esta política educacional é eficaz e necessária para as crianças. “Depois do PNAIC as diferenças metodológicas foram grandes e obtiveram melhores resultados. O programa ocupa um espaço de debate entre os professores, que não se sente mais isolado na sala de aula, já que praticam atividades teóricas e práticas através de ações comprometedoras também por parte do coordenador e do diretor da escola”, reportou Silvana.