Com o intuito de pressionar os vereadores de Toledo para elaboração de projetos que diminuam os gastos públicos a partir da diminuição do número de vereadores na Casa, o Observatório Social do município está chamando toda a comunidade toledana a participar da assembleia, que acontecerá na segunda-feira (24), a partir das 14h.
A presidente do OST, Rita Guerro, faz o chamamento da comunidade. Em um áudio ela chama a população para participar da assembleia para “pressionarmos de forma pacífica a nossa Câmara a apresentar projetos que visem à economia de dinheiro público, e em especial o caso de redução do número de vereadores para um número mais adequado de 13”, disse.
Segundo o OST, se o número de vereadores for diminuído de 19 para 13, a economia das verbas públicas seria de até R$8 milhões em quatro anos. A intenção do Observatório durante o encontro é ver quais dos vereadores são favoráveis aos pedidos propostos, e quais deles estão dispostos a agir para mudar a situação atual.
Diminuição de vereadores
A proposta para diminuir o número de vereadores do município já vem sendo discutida dentro da Câmara Municipal desde o início do ano. Em janeiro o vereador Neudi Mosconi propôs à Casa de Lei que diminuísse o número de representantes de 19 para 11.
Em agosto foi à vez do vereador Walmor Lodi propor a diminuição no número de cadeiras na Casa. A proposta do vereador era diminuir o número de vereadores de 19 para 15. Porém, na ocasião, diversos vereadores foram contrários à proposta.