O apoio de Toledo aos microempresários e microempreendedores individuais foi reconhecido nacionalmente com o Prêmio Município Amigo dos Pequenos Negócios, concedido pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Em virtude desta posição, o municipio recebeu, na quarta-feira (19), uma comitiva de dirigentes do Sebrae de 10 estados brasileiros. O encontro aconteceu no Auditório Acary de Oliveira, na Prefeitura.
Na ocasião o prefeito Beto Lunitti e a responsável pela Sala do Empreendedor de Toledo Fernanda Moreira recepcionaram os visitantes e explanaram dados da economia e o apoio aos pequenos empresários e microempreendedores individuais.“Toledo vem se destacando cada vez mais no âmbito nacional. Os dirigentes do Sebrae vieram no intuito de adquirir experiência com a gente e colher tudo que temos de bom. O Prêmio Município Amigo dos Pequenos Negócios demonstra que Toledo é parceira do setor”, destacou Fernanda.
Além de Toledo, Cascavel e Tupãssi foram selecionados para receber os visitantes e apresentar os projetos desenvolvidos. O dirigente do Sebrae do Estado de Rondônia, Samuel Silva de Almeida, afirmou que uma das características do Governo Municipal em Toledo que mais chama atenção é a preocupação com as microempresas, auxiliando na geração de emprego e renda, beneficiando os seus cidadãos. “A Prefeitura deste município possui uma visão diferente das demais, pois acelera a captação de recursos para pequenas empresas também. O município tem um amplo mercado de serviços, favorecendo muito a possibilidade de emprego para todas as áreas”, comentou o dirigente.
Entre os benefícios oferecidos aos toledanos destacam-se o Escritório de Compras, projetos voltados à agricultura familiar e o aporte de recursos junto à Sociedade Garantidora de Crédito (Garantioeste). Segundo o prefeito Beto Lunitti, a visita dos dirigentes reforça os objetivos do município em relação ao setor. “As ações realizadas estão adquirindo potencialidades cada vez maiores e ampliando a geração de emprego e renda”. Beto disse ainda que tudo é fruto do bom relacionamento da Prefeitura com o Sebrae. “Temos uma excelente convivência na questão institucional e no desenvolvimento de políticas voltadas ao microempreendedor individual e às pequenas empresas”.
Beto ainda destacou a presença do diretor superintendente do Sebrae do Rio Grande do Sul, Derly Fialho, que já esteve em Toledo em outras ocasiões.