Na quarta-feira (19) o prefeito Beto Lunitti, o vice Adelar Holsbach (Pelanka) e a Secretaria de Esportes e Lazer (SMEL) Marli Gonçalves Costa receberam os representantes da Associação Acadêmica de Engenharia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (AAAEUT) para a assinatura de um convênio que inclui o Cheerleading como uma das modalidades de esporte do município. A modalidade usa rotinas organizadas de elementos da ginástica artística e dança, para serem apresentadas em jogos de times e ainda em competições, regionais, estaduais, nacionais e internacionais.
De acordo com a acadêmica de Engenharia Química, Talita, capitã do time, o esporte ainda é uma novidade para a nossa região, a expectativa agora com a assinatura do convênio é divulgar o Cheerleading, “Quando vamos atrás de patrocínio é muito difícil porque ninguém conhece, com o convênio da Prefeitura vamos conseguir nos apresentar em jogos aqui no município, como por exemplo no Campeonato Brasileiro de Basquetebol, que acontecerá em Toledo em outubro”, explicou Talita.
O praticante de animação de torcida é chamado de cheerleader (líder de torcida), atualmente a equipe é formada por 13 meninas e 7 meninos. Os ensaios ocorrem duas vezes por semana na quadra da Unioeste e são abertos a toda a comunidade. “A restrição é apenas em campeonatos que para participar é necessário ser acadêmico de engenharia química ou de pesca”, afirmou. Para o acadêmico de Engenharia de Pesca e presidente da Atlética, Dhyego Amilton Topan, essa parceria vai difundir o projeto para a sociedade. “As pessoas tem uma visão ruim dos atletas pensam que é só festa”, disse.
O Cheerleading será mais uma das modalidades envolvidas na política pública de esportes do município, que segundo a secretária Marli Costa, procura sempre melhorar o desenvolvimento esportivo no município. “A proposta desde o início do governo é de não manter somente as modalidade tradicionais e com mais esta, chegamos a 52 modalidades atendidas e conveniadas com a SMEL”, informou Marli.
Para o prefeito Belo Lunitti, Toledo tem uma política pública de esportes que tem como meta atender as necessidades de todas as faixas etárias. “Isso representa um processo de inclusão onde se respeita as diversidades e entendimentos sobre os esportes, certamente este convênio que fizemos com a Atlética mostra o processo de interação com a Universidade”, concluiu.