Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

GERAL

Prefeitura vai construir ciclovia na Avenida Cirne Lima

A ciclovia vai contar com iluminação, sinalização e demais equipamentos para segurança dos ciclistas que utilizarão a via

24/08/2015 - 17:49


O prefeito Beto Lunitti anunciou, nesta segunda-feira (24) a construção de uma ciclovia no município. A nova estrutura irá beneficiar a Avenida Cirne Lima, no trecho entre a Avenida Parigot de Souza e a rotatória da Avenida Maripá, seguindo até a Unidade de Pronto Atendimento Doutor José Ivo Alves da Rocha, a UPA da Vila Becker. A ciclovia vai contar com iluminação, sinalização e demais equipamentos para segurança dos ciclistas que utilizarão a via.

Os investimentos, segundo o prefeito toledano, serão de aproximadamente R$ 450 mil. “Isso oferecerá proteção aos ciclistas, auxiliando a trafegabilidade na região e promovendo o desenvolvimento, o bem estar e a segurança dos cidadãos”. Beto Lunitti acrescentou que a estrutura vai atender trabalhadores que utilizam bicicletas em seus deslocamentos e também os praticam ciclismo como hobby ou esporte.

Mais espaços exclusivos

A ampliação da oferta de ciclovias está contemplada nos estudos do Plano Toledo 2050. A previsão é interligar todo o município com este tipo de estrutura.  “É um planejamento ousado, mas possível de ser realizado. Temos o desejo de que futuramente, por exemplo, alguém consiga sair do trevo da Avenida Cirne Lima com a BR-163 e seguir até o Jardim da Mata de bicicleta com segurança”, explicou o prefeito Beto Lunitti. Toledo conta hoje com 28,28 quilômetros de espaços exclusivos para ciclistas.

Além disso, o município tem alguns trechos em execução, entre eles o da Rua Capitão Leônidas Marques, na Vila Boa Esperança, totalizando mais 9,14 quilômetros de ciclovias ou ciclofaixas previstos para serem implantados entre 2015 e 2016. A execução destas faixas e espaços exclusivos para ciclistas fazem parte de uma proposta de mudança cultural. “Queremos incentivar a população a utilizar o transporte coletivo e principalmente a bicicleta, que é um meio de locomoção sustentável e saudável. Infelizmente isso ainda não é muito próprio da cultura dos toledanos, mas temos convicção de que a criação de espaços adequados e a construção de um trânsito seguro e com respeito a todos os usuários pode mudar essa visão”, explicou ele.

As próximas vias a receber obras de melhorias e trechos de espaços exclusivos para quem opta pela bicicleta serão a Avenida Senador Atílio Fontana, a Rua Pedro Álvares Cabral, Rua Cascavel, Rua Félix da Cunha e a Rua Ida Becker. “Além disso, já executamos a construção de uma ciclovia na Avenida União, uma nova via em frente ao Hospital Regional e a futura sede da Universidade Federal do Paraná (UFPR), campus Toledo, de forma que configura um importante trajeto de ligação entre o Jardim Coopagro e diversos equipamentos públicos na Vila Becker”, disse.

C%c3%b3pia de web banner 1144x250px