Mais de 230 professores do município de Toledo estão participando do Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), que iniciou na segunda-feira (24). A formação continuada acontece todas as terças-feiras, e uma turma fará as aulas nos sábados na Escola Municipal Dr. Borges de Medeiros. Serão oito professoras orientadoras que farão a capacitação. O programa é do Ministério da Educação, ao município cabe à coordenação local.
As orientadoras fazem uma formação na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), que foi licitada através do MEC, e depois realizam a formação no município. Além disso, outros nove professores que estão envolvidos com o PNAIC participam mensalmente de uma formação no polo de Foz do Iguaçu. “Toledo já está participando do PNAIC pelo terceiro ano seguido. Somente neste semestre a Secretaria Municipal de Educação vai investir aproximadamente R$20 mil para manutenção do programa no município”, informou a secretária da pasta, Tania de Grandi.
A secretária também destacou a contra partida do município em relação ao programa. “Na mesma medida em que o Ministério da Educação encaminha uma bolsa para as orientadoras, também encaminha uma bolsa para os professores que estão cadastrados no programa. Cabe ao município investimentos de viagens e estadia para os orientadores”, contou. Tania ainda comentou que o programa iniciou no mês de agosto e vai até dezembro.