Visando conscientizar e orientar as crianças e, consequentemente, os adultos para a importância com o meio ambiente, a Prati-Donaduzzi realiza o Projeto Prati Sustentável, desenvolvido pela indústria farmacêutica em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Toledo.
No módulo ministrado nesta semana para os alunos do 4º ano da Escola Municipal Engenheiro Waldyr Becker, localizada no Jardim Coopagro, os instrutores destacaram a necessidade de conscientização e mudanças de valores e atitudes para que as crianças e suas famílias criem diferentes possibilidades de utilização do material a ser reciclado.
Por meio de um teatro de fantoches, a equipe do Meio Ambiente da Prati-Donaduzzi teve como objetivo estimular a prática da coleta seletiva, ressaltando a importância da reciclagem para a melhoria da qualidade de vida, utilizando para isso os três R’s (Reutilizar, Reciclar E Reduzir) como meio de preservação do meio ambiente.
“Há muitas indústrias que transformam todo esse resíduo reciclável em outros produtos, como vassouras, chinelos, artesanato. Por toda a cidade, podemos encontrar lixeiras para recolher os objetos recicláveis. Essas lixeiras são separadas por cores para a melhor identificação do resíduo e segregação do mesmos”, destaca a técnica ambiental da Prati-Donaduzzi, Faneza de Oliveira.
As questões de resíduos, reciclagem e reutilização vêm sendo consideradas cada vez mais urgentes e importantes na sociedade. “O futuro da humanidade depende da relação estabelecida entre a natureza e o homem na utilização dos seus recursos naturais disponíveis. É preciso considerar que na atualidade o ambiente escolar precisa ser mais atrativo, instigante e motivador para o aluno”, complementa.
Cerca de 100 alunos são atendidos por meio da iniciativa, que tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento da consciência ambiental e social nas crianças.