A Secretaria de Planejamento Estratégico realizou, na quarta-feira (26), a audiência pública para a apresentação das obras na Rua General Flores da Cunha, nos Jardins Europa e América. Os moradores puderam conhecer o projeto e deliberar sobre os investimentos na via. O encontro aconteceu na Escola Municipal Anita Garibaldi e os 84 moradores presentes aprovaram, de forma unânime, as intervenções. A proposta contempla a reurbanização da rua, com a implementação de passeio, ciclovia e alargamento num trecho de 1.000 metros. O custo da obra é de R$ 1.224.867,14.
Um dos itens da pauta era a anuência para o corte das árvores da região. “Hoje a rua possui 129 árvores de várias espécies que precisarão ser substituídas”, informou o engenheiro florestal da Secretaria de Meio Ambiente, Paulo Jorge de Oliveira. A proposta é replantar 173 mudas de quaresmeira (87 rosas e 86 brancas), que compõem o Plano Municipal de Arborização. Também será instalada uma nova iluminação pública com a utilização de lâmpadas de LED.
A obra irá interligar com a futura ciclovia da Rua Pedro Álvares Cabral, abrangendo os Jardins Europa, América, Concórdia e a Vila Pioneiro. Com as modificações o projeto vai proporcionar mais fluidez no trânsito, com maior mobilidade urbana, levando mais conforto e segurança aos usuários. “A via passa por locais de grande concentração de pessoas, como a Escola Municipal Anita Garibaldi, que abriga o Circo da Alegria, e a comunidade católica do bairro. É necessário que façamos intervenções que tragam benefícios para a população”, comentou o prefeito Beto Lunitti.
O projeto é parecido ao que já foi implantado na Rua Carlos Sbaraini, no Jardim Panorama, e na Rua Capitão Leônidas Marques, na Vila Boa Esperança. “Esta obra terá os mesmos moldes, com pequenas alterações”, informou o arquiteto e urbanista da Empresa de Desenvolvimento Urbano e Rural de Toledo (Emdur), Lairton Utzig. As ações deverão ser iniciadas em breve. “Dependemos de algumas mudanças de postes e redes de esgoto e água, trabalhos que serão realizados pela Copel e pela Sanepar”, informou Lairton.
A consulta, segundo o prefeito Beto Lunitti, teve um caráter técnico e de aprovação do projeto. “Isso que vocês viram, uma obra bonita, que vai valorizar este bairro, é fruto do trabalho dos profissionais da Prefeitura de Toledo. Nós precisamos trabalhar em prol do cidadão, com obras que impactem positivamente a vida das pessoas”. Beto acrescentou que a Rua Carlos Sbaraini, após a intervenção, se tornou um ponto de lazer para as pessoas, que utilizam o local para caminhadas e passeios. “Traz satisfação para as pessoas”, comentou.
O encontro ainda contou com a presença de secretários e assessores municipais, entre eles o ouvidor geral Antônio Sérgio de Freitas (Zóio) e os secretários Jadyr Donin (Planejamento Estratégico) e Igor Colla Januário (Habitação e Urbanismo). O vereador Marcos Zanetti também participou do encontro e destacou os investimentos no bairro. “Fico feliz em saber que o Governo Municipal nos contemplou com esta benfeitoria”, concluiu.