Os professores da rede municipal de ensino participaram nesta semana de uma série de atividades desenvolvidas na Semana de Educação Infantil. A formação continuada contou com professores dos 26 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI). A intenção era capacitar os educadores que trabalham diariamente com as crianças de 0 a três anos.
As atividades aconteceram na segunda, terça e quarta-feira (24, 25 e 26). A ação foi organizada pela Secretaria Municipal de Educação (SMED). “Nós entendemos que a formação psíquica do sujeito se dá de forma bastante significativa de 0 a 3 anos”, comentou a secretária da pasta, Tania de Grandi. Segundo ela, para atender e qualificar o ensino das crianças desta faixa etária é necessário que o professor passe por momentos de capacitação e aprendizagem.
No primeiro dia de atividades, os professores tiveram uma palestra com o gestor de qualidade de ensino, José Osmar Carolino Silva, que abordou sobre o tema “Resiliência da Educação e dos Professores”. “Foi uma reflexão sobre como o professor enfrenta o dia a dia na sala de aula, no que diz respeito à tolerância e a ação frente à comunidade escolar”, comentou Tania.
Já na terça-feira (26), segundo dia, a capacitação aconteceu na Escola Municipal Arsênio Heiss. Foram 450 professores que participaram da atividade. “Eles foram divididos em 13 equipes. Foi um momento onde todos tiveram a oportunidade de compartilhar suas experiências docentes uns com os outros”, contou a secretária.
Já no último dia de atividades, a convidada foi a professora e doutora Enny Parejo, que trabalhou a musicalização para as crianças pequenas. Desta vez foi trabalhada a importância da música na sala de aula, a questão da sensibilização e a fundamentação do trabalho com os bebês.
Tania ainda acrescentou que os três dias de atividades estavam previstos dentro do calendário escolar 2015 das crianças. “Os pais e responsáveis, ao realizar a matrícula no CMEI, já sabiam desses momentos de capacitação”, disse.