Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

GERAL

Evento vai iniciar discussões sobre a Região Metropolitana de Toledo

“Nós vamos iniciar esta tratativa porque já é o momento de fazê-lo. Nós queremos conversar com prefeitos e lideranças para entender o conceito de região metropolitana”, disse o prefeito Beto Lunitti

28/08/2015 - 17:30


Na próxima sexta-feira (04), às 15h, a Prefeitura de Toledo promove um encontro com representantes dos municípios que compõe a Região Metropolitana de Toledo (RMT). Foram convidados os prefeitos, presidentes de Câmaras Municipais, representantes de associações comerciais e demais entidades das cidades envolvidas. A reunião acontece no Auditório Acary de Oliveira, na Prefeitura, e contará com a presença do professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e doutor em Urbanismo e Planejamento Regional, Luis Henrique Cavalcanti Fragomeni, que realizará uma contextualização sobre o conceito efetivo de uma região metropolitana.

“Nós vamos iniciar esta tratativa, até porque já é o momento de fazê-lo. Nós queremos conversar com prefeitos e lideranças para entender o conceito de região metropolitana. Para a opinião pública, de maneira geral, uma região metropolitana sempre tem o caráter elevado, mas nós temos que observar o Estatuto das Metrópoles, estabelecido através da Lei Federal 13.089, de 2015”, disse o prefeito Beto Lunitti. A regulamentação traz uma série de deveres referentes à condução de uma metrópole.

A abordagem do tema será realizada pelo professor da UFPR Luis Henrique Cavalcanti Fragomeni que tem em seu currículo a constituição de vários Planos Diretores e a expertise de ter sido um dos articuladores das leis que estabeleceram o Estatuto das Cidades e, mais recentemente, o Estatuto das Metrópoles. “Ele tem na sua bagagem muitas informações sobre os benefícios que uma região metropolitana carrega e também os ônus que isso vai estabelecer”, disse Beto Lunitti. O prefeito toledano acrescentou que a proposta é ouvir, avaliar e, futuramente, envolver mais lideranças com o objetivo de construir uma visão global desse território que estamos prestes a fazer a implementação. “Este é apenas o primeiro passo”, frisou.

Beto Lunitti afirmou ainda que este primeiro estudo. “Temos prazo para cumprir. É o que estabelece o Estatuto das Metrópoles. Veremos que custo isso tem, até mesmo financeiramente, o que os municípios precisam compartilham entre si, o que se ganha e o que se perde. A gente precisa também desmistificar algumas coisas que possam surgir e respeitar a vontade da maioria”, concluiu.

Região Metropolitana de Toledo

A Região Metropolitana de Toledo tem aproximadamente 350 mil habitantes e abrange os municípios de Toledo, Assis Chateaubriand, Entre Rios do Oeste, Diamante do Oeste, Guaíra, Marechal Cândido Rondon, Maripá, Nova Santa Rosa, Mercedes, Palotina, Quatro Pontes, Pato Bragado, Santa Helena, São José das Palmeiras, Terra Rocha, São Pedro do Iguaçu e Tupãssi.

C%c3%b3pia de web banner 1144x250px