Nesta quarta-feira (02), representantes da APP-Sindicato apresentaram para a superintendente da Educação, Fabiana Cristina Campos, uma proposta de calendário escolar para 2016, com o intuito de unificar o início do ano letivo. A proposta faz parte das deliberações do Conselho Estadual da APP-Sindicato.
De acordo com a secretária de Finanças da APP-Sindicato, Marlei Fernandes de Carvalho, a proposta foi bem recebida pela Secretaria de Estado da Educação (Seed), que também sinalizou o interesse na unificação dos calendários. "O debate será levado para as equipes da Seed e para a secretária da Educação. É preciso haver um esforço unificador para que o período letivo de 2015 se encerre no máximo até 19 de fevereiro, para que se tenha coletivamente o recesso de julho de 2016", explicou Marlei.
A APP-Sindicato, desde o término da greve, vem defendendo a unificação dos calendários. Apesar disso, ainda é provável que existam calendários diferenciados em 2016. A Seed também se comprometeu a debater com os diversos Núcleos Regionais de Educação (NREs) a proposta, solicitando inclusive que as escolas que não realizaram a 6º aula possam fazê-la em fevereiro para adiantar o final do ano letivo de 2015.
Participaram da reunião a secretária de Finanças da APP, Marlei Fernandes de Carvalho, a secretária Educacional, professora Walkíria Olegário Mazeto, a secretária Geral, Vanda do Pilar Santos Bandeira Santana e a secretária de Gênero, Relações étnico-raciais e Direitos LGBT, Elizamara Goulart Araújo.
Proposta de Calendário
O calendário apresentado teria o término do ano letivo em 2015 seria no dia 19 de fevereiro de 2016. Em 2016 o ano letivo seria de 22 de fevereiro a 23 de dezembro. Na proposta ainda está que o calendário garante um dia de feriado municipal.
O primeiro semestre começaria no dia 22 de fevereiro e iria até o dia 15 de julho. O início das aulas seria no dia 29 de fevereiro e iria até o dia 15 de julho. As férias escolares seriam dos dias 18 a 29 de julho. Para as escolas que finalizarem o ano letivo antes do dia 19 de fevereiro, a proposta para o planejamento seria em 18 e 19 de fevereiro. Para as demais, poderão ser utilizados dois sábados. Os recessos para 2016 seriam nos dias 01 a 05 de fevereiro, 08 de fevereiro, 10, 11 e 12 de fevereiro, 22 de abril e 03 de junho.
Já o segundo semestre teria início no dia 01 de agosto e o término seria no dia 22 de dezembro. O início das aulas aconteceria no dia 04 de agosto e iria até o dia 22 de dezembro. O recesso para este semestre aconteceria no dia 14 de novembro.