As ginastas Rafaela Silva, 14 anos, e Karine Walter, 14 anos, viajaram nesta quarta-feira, 2, para Fortaleza, no Ceará, onde participam da etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude, categoria B, de 12 a 14 anos. As duas ginastas, que fazem parte da equipe de rendimento da Sadia, se somam às atletas Samara Sibin, de Cascavel, e Heloísa Bornal, de Londrina, que representam o Paraná na competição, de 3 a 12 de setembro. As duas ginastas garantiram a participação ao se classificar entre as quatro melhores do estado na etapa estadual. Karine ficou em segundo lugar no individual geral e Rafaela Silva, em quarto.
As duas ginastas, conforme a técnica, Gracieli Morais, treinaram intensamente nos últimos dias. Na competição, que tem um regulamento diferenciado, elas competem apenas em dois aparelhos: corda e maças. “Elas treinaram bem e se fizeram em quadra o que treinaram aqui podem trazer um bom resultado. Trabalhamos bastante para o Paraná conquistar o título de campeão e também para que elas possam trazer algumas medalhas individuais”, observou a técnica, que permanece em Toledo, acompanhando de longe o desempenho das meninas. “Fico na torcida para que elas tragam um bom resultado”, reforçou.
Segundo Gracieli, a equipe que vai representar o Paraná na competição é muito boa, com atletas muito talentosas. As duas atletas fazem parte da equipe de rendimento da Sadia, mas na competição representarão as escolas onde estudam. Rafaela compete pela Fundação Educacional de Toledo (Funet) enquanto Karine pela escola Galdino de Lima.
O projeto de Ginástica Rítmica de Toledo é patrocinado pela Sadia, conta com as parceiras do Sesi, prefeitura de Toledo, apoio da Unimed e com o co–patrocínio de O Boticário, Sanepar e Prati-Donaduzzi, através de recursos obtidos pela da Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte/Governo Federal.