Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

ESPORTES

Paranaenses disputam Mundial de olho nas Paraolimpíadas de 2020

Esta será a segunda vez que os paranaenses disputam o Mundial que serve de pré-aquecimento para a Paralimpíadas do Rio de Janeiro em 2016

04/09/2015 - 10:11


Os para-atletas Leonardo Zuffo, Cintya Oliveira e Breno Johann, do Parabadminton/Toledo/Atacar viajam neste sábado, 5, para Inglaterra, onde disputam no período de 8 a 13 de setembro, na cidade de Stoke Mandeville, o Para-badminton World – Championships. A fase de preparação encerra nesta sexta-feira, 4.

Esta será a segunda vez que os paranaenses disputam o Mundial que serve de pré-aquecimento para a Paralimpíadas do Rio de Janeiro em 2016. Mais que uma medalha, os três buscam aumentar a experiência em competições internacionais, mas sabem que o foco está voltado para as Paralimpíadas de 2020 quando estarão atingindo a maturidade na modalidade e podem se tornar forte candidatos a medalhas.  

O caminho em busca de uma medalha não será curto na Inglaterra. Leonardo Zuffo, que compete na categoria SL3, terá pela frente não menos que 27 concorrentes de 26 países. Em sua primeira participação em Mundiais, em 2013, na Alemanha, ele conseguiu avançar a segunda fase. “Vou dar meu máximo, mas já é um orgulho poder levar o nome do Brasil e disputar o segundo Mundial com apenas cinco anos de treinos e competir com países que já estão a mais 20 anos na modalidade”, disse o competidor de 18 anos.

Breno Johann, que vai competir na categoria SL4, também terá 27 concorrentes para tentar uma medalha. “É uma competição difícil. Eu não conheço meus concorrentes, mas o fato de estar no Mundial já é uma conquista para mim”, disse.

Cintya Oliveira, que compete na categoria SU5 terá oito concorrentes na briga por uma medalha. Embora o número seja reduzido comparado ao de Leonardo e Breno, a dificuldade também será grande, segundo o técnico Fábio Bento. “Ela sabe que é uma atleta nova e independente do resultado, vai voltar para casa com uma bagagem enorme que vai ajudá-la chegar a sua meta que é 2020 que é a Paralimpíada”, disse Bento.

Além dos três para-atletas e do técnico Fábio Bento, também faz parte da comissão técnica da seleção brasileira, a psicóloga toledana Elisa Mara da Silva.

 

Da Assessoria

C%c3%b3pia de web banner 1144x250px