Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

GERAL

Agendamento é uma opção para quem ainda não fez recadastramento biométrico obrigatório

Há horários durante todo o dia, e o atendimento é rápido e acontece dentro do horário programado

04/09/2015 - 17:26


Até o início do mês de setembro, somente 48% da população dos municípios de Toledo, Ouro Verde do Oeste e São Pedro do Iguaçu fizeram o recadastramento biométrico obrigatório. O número ainda é considerado baixo pelo Tribunal Eleitoral Regional de Toledo (TRE). O prazo para o recadastramento foi prorrogado para o dia 30 de novembro. Aqueles que ainda não fizeram, podem agendar ao horário pelo site www.tre-pr.jus.br, ou ir até o TRE do município.

O agendamento é uma foram prática e rápida para a pessoa fazer o recadastramento biométrico, explicou a chefe da Central de Atendimento ao Eleitor, Adeline Gasparelli. “Todos os atendimentos feitos por agendamento tem sido rápidos e sempre dentro do horário”, contou. Porém, Adeline comentou que o não comparecimento de eleitores no horário agendado tem dificultado para que outras pessoas façam o recadastramento. “Mais de 100 pessoas por dia que agendam um horário deixam de vir. Isso impede que nós possamos atender outras pessoas, que poderiam ter agendado naquele horário. Isso também diminui a nossa meta”, disse.

Segundo a chefe da Central, para todos os dias há vagas para o agendamento. “Somente nas terças e quintas-feiras que disponibilizamos uma quantia um pouco menor de horários, pois são nesses dias que as prefeituras dos outros dois municípios trazem os seus eleitores para fazer o recadastramento”, falou. Adeline acrescentou que o horário de atendimento é das 09h às 18h, sem intervalo para o horário de almoço. “É um momento em que as pessoas podem vir fazer o seu recadastramento, principalmente aquelas que têm compromissos em outros horários”.

Os horários de maior movimento do recadastramento são às 09h e às 13h30. “No final da manhã e da tarde temos pouca procura. Há horários em que não atendemos ninguém”, contou. Ela ainda frisou a importância das pessoas não deixarem para a última hora. “Nós estamos atendendo com 28 guichês. Então temos capacidade o suficiente para atender a um grande número de eleitores. Porém, se as pessoas deixarem para os dois últimos meses, isso irá gerar filas, demorando no atendimento”, disse.

Adeline ainda acrescentou que é importante também que os empresários liberem os funcionários para fazer o recadastramento. “É importante que eles incentivem os funcionários a fazerem e os liberem. É um processo rápido e nós damos uma declaração de comparecimento. Assim eles poderão fazer o recadastramento obrigatório e voltar a trabalhar, e não perderão o dia inteiro”, contou.

Os documentos necessários para o recadastramento biométrico são o título de eleitor, identidade, CPF e comprovante de endereço atualizado, de no máximo três meses. O comprovante pode estar no nome do próprio eleitor, dos pais ou do cônjuge. Caso esteja no nome do cônjuge também é necessária à certidão de casamento.

Aqueles que não fizerem o recadastramento biométrico terão o título de eleitor cancelado, provocando uma série de consequências, como impedir a obtenção de passaporte e carteira de identidade, o recebimento de salário de função ou emprego público, e a tomada de alguns tipos de empréstimos. A ausência de registro também pode dificultar matrícula em instituições de ensino e a nomeação em concurso público.

C%c3%b3pia de web banner 1144x250px